Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Campus Satuba participa de reuniões sobre o Pronera

Ifal Campus Satuba participa de reuniões sobre o Pronera

As reuniões marcam o início das tratativas para a implantação do programa no campus
por Adriana Cirqueira publicado: 31/07/2023 10h33, última modificação: 16/10/2023 10h59

Aconteceu no último dia 19 de julho, no gabinete da direção-geral do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba, uma reunião com Débora Nunes, da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e Jislaine Maciel, coordenadora da Juventude e do setor de Educação.

O encontro teve como objetivo principal discutir o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e promover uma aproximação entre o Ifal e o MST, visando fortalecer a parceria entre o instituto e os movimentos sociais e discutir o papel das instituições federais de ensino na capacitação de agricultores familiares participantes da Reforma Agrária.

Uilliane Faustino, diretora-geral do Campus, avaliou o encontro como uma excelente oportunidade de estabelecer uma aproximação mais sólida e identificar formas de colaboração mútua. "Reconhecemos a importância dos movimentos sociais na luta pelos direitos dos trabalhadores do campo e acreditamos que um diálogo aberto e construtivo é fundamental para promover a inclusão social e a educação no meio rural", afirmou a diretora.

Uilliane lembra ainda que o item 3 da cartilha do Forcampo Planaltina (2023) contempla o fortalecimento do Pronera. "No Ifal, o Campus Satuba vem protagonizando vários diálogos buscando a viabilidade da implantação desse programa na unidade. No último dia 24 de julho, participei de uma reunião do Pronera Nacional, que contou também com a participação do Pró-Reitor de Extensão (Proex), Gilberto Neto".

De acordo com o site do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Pronera apresenta e apoia projetos de ensino voltados ao desenvolvimento das áreas de reforma agrária, com o intuito de fortalecer o mundo rural como território de vida em todas as suas dimensões: econômicas, sociais, ambientais, políticas, culturais e éticas.

"Os recursos do Pronera são geridos pelo Incra e permitem a criação de cursos de diversos níveis utilizando a pedagogia de alternância, como, por exemplo, o curso superior de Agroecologia na Universidade Federal de Alagoas (Ufal)", explica a diretora.