Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Campus Satuba realiza aula inaugural do Pronatec
conteúdo

Notícias

Ifal Campus Satuba realiza aula inaugural do Pronatec

por Adriana Cirqueira publicado: 05/12/2017 15h36, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Alunos do Pronatec durante a execução do Hino Nacional Brasileiro

Alunos do Pronatec durante a execução do Hino Nacional Brasileiro

Estimular a articulação entre a política de educação profissional e tecnológica e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda. Este é um dos objetivos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que, na noite desta segunda-feira (04), teve a aula inaugural das três turmas dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados no Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba: Fotógrafx (uma turma) e Agente Cultural (duas turmas).

Mesa_AulaInaugural.jpgReunidos no auditório do campus, estudantes, professores e gestores puderam conversar sobre o programa, os cursos, a instituição, entre outros temas. A mesa foi formada por Francisco Rafael da Silva Pereira, diretor geral substituto do Campus Satuba; Rosângela Cerqueira da Luz, coordenadora geral do Pronatec (Reitoria); Fernando Antônio Luís dos Santos, coordenador adjunto do programa no campus Satuba; Elias Alves Feitosa Júnior, supervisor pedagógico e Angelita Batista, representando os professores. Estiveram presentes à solenidade, Lúcia Alpino, supervisora pedagógica e Maurício Caldas, coordenador financeiro, da gestão do Pronatec na Reitoria do Ifal e os professores do Pronatec no campus Satuba,  Carlos Augusto Maciel e Adriana Cirqueira.

Angelita Batista deu as boas vindas aos estudantes em nomo do corpo docente e afirmou que será um tempo de aprendizado mútuo e crescimento para todos os envolvidos. Elias Alves agradeceu ao apoio da gestão em todos os níveis e ao empenho dos envolvidos, inclusive os estudantes, para que tudo corresse bem. Rosangela Cerqueira tratou os aspectos relacionados as escolhas dos cursos para a realidade alagoana, abordando a alta capacitação do corpo docente e a qualidade dos cursos para a inserção dos alunos no mercado de trabalho. “Além disso, é uma oportunidade de estudar e, a partir desses cursos, buscar outros que elevem a escolaridade e, com isso, as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional”, argumentou.

Fernando_AulaInaugural.jpgO coordenador do Pronatec Ifal Campus Satuba, Fernando Antonio, afirmou que a cada oferta de cursos são necessários o trabalho e a dedicação de muitas pessoas para que tudo transcorra da maneira correta e, quando são cursos novos, esse trabalho aumenta. “Agradecemos aos colegas do Ifal que se envolveram para que pudéssemos estar aqui hoje. A primeira vez é sempre uma batalha maior e desta vez a demanda foi muito grande. Espero que vocês permanecerem no curso até o final e que a foto da conclusão seja bem parecida com a da aula inaugural”, concluiu Fernando.

Francisco Rafael, diretor substituto do campus, parabenizou a equipe do Pronatec, tando do campus quanto da Reitoria, pelo empenho na organização e oferta dos cursos e exortou os alunos a de dedicarem e tirarem o máximo de proveito dos cursos e das instalações da instituição. “Vocês são alunos do Ifal Campus Satuba. Estamos aqui para propiciar um aprendizado de qualidade, Sabemos que não é fácil trabalhar o dia todo e vir estudar, mas o esforço será recompensado e vocês sairão daqui prontos para os primeiros passos no mundo profissional do curso escolhido”, conclui o diretor.

Professora Angelita (de camisa clara) e o estudante Erivelton do curso Agente CulturalAluno do curso “Agente Cultural”, Erivelton Guilherme dos Santos, 24 anos é técnico em segurança do trabalho e afirma estar feliz em poder participar do curso. “Sei da qualidade dos cursos ofertados pelo Ifal. fiz o curso de Embutidos e Defumados em 2016 e conheço a forma de trabalho”, explica. Casado e pai de uma garotinha de 1 anos e 8 meses, Erivelton afirma que sempre teve interesse pela área cultural e quando soube do curso se inscreveu logo no início: “Trabalho o dia todo mas farei o possível para acompanhar as atividades, cumprindo meu papel. Gostei muito do curso que fiz aqui, foi muito proveitoso, tanto dos conhecimentos apresentados em sala de aula quanto das visitas técnicas. Espero que esse também seja”.

Para a aluna Adriana Rodrigues, do curso de Fotográfx, essa será uma oportunidade de reinserção no mercado. Com 31 anos de idades, casada, mãe de uma menina de 1 ano e 6 meses e desempregada há 6 meses, Adriana, como Erivelton, está em seu segundo curso do Pronatec. “Em 2015 fiz o curso de Agricultura orgânica, mas não trabalhei com isso – usei em minha casa mesmo. Mas pretendo trabalhar com fotografia. Adoro fotografar”, explicou.

 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)


Criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda. O Pronatec oferece cursos gratuitos em âmbito nacional - em parceria com as redes federais, estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica, com os Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S) e com as instituições privadas. São oferecidos cursos técnicos, para quem está cursando ou já possui o ensino médio e cursos de qualificação profissional (formação inicial e continuada – FIC), de escolaridade mínima variada. Os cursos podem ser consultados no Guia Pronatec de Cursos FIC (http://pronatec.mec.gov.br/fic/) e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (http://pronatec.mec.gov.br/cnct/).

Os cursos de Fotógrafo e Agente Cultural do Pronatec Ifal Campus Satuba terão aulas das 18h às 22h, de segunda a quinta-feira e quatro meses de duração. São duas turmas de Agente Cultural e uma turma de Fotógrafo, cada uma com 25 alunos. Em 2017 o campus já ofertou três cursos FIC: Preparador de Doces e Conservas, Produtor de Doce de Leite e Produtor de Embutidos e Defumados e certificou 60 alunos.