Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Campus Satuba participa do Programa Tampinha Legal
conteúdo

Notícias

Ifal Campus Satuba participa do Programa Tampinha Legal

O campus tem três postos fixos para a coletas de tampinhas plásticas
por Adriana Cirqueira publicado: 06/12/2022 10h43, última modificação: 16/10/2023 10h59

Desde segunda (05) o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba é ponto de coleta de tampinhas plásticas  do programa socioambiental de caráter educativo "Tampinha Legal". Os postos de coleta estão localizados na cantina do campus, no Grêmio Estudantil e na sala das/os professoras/es.

De acordo com o site do programa, seu objetivo motivar, inspirar e conectar vários segmentos da sociedade através de ações modificadoras de comportamento de massa a fim de aumentar os níveis de esclarecimento quanto ao destino adequado aos resíduos plásticos.

Ademilson Gandino dos Santos, servidor e membro da Comissão de Sustentabilidade do campus foi o idealizador dessa iniciativa. Além dos pontos no campus, o projeto pretende levar outros postos de coleta a outros estabelecimentos no município de Satuba. "Os próximos serão instalados no restaurante Sabor & Cia, na churrascaria Família Fernando e da lanchonete Lurdes Lanches", informou.

A arrecadação será para doação à Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Síndrome de Down (@amor21oficial). Para mais informações, entre em contato com Ademilson (ademilson.santos@ifal.edu.br) ou com a Comissão de Sustentabilidade do Campus Satuba (mais informações).

O Programa

Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina.

Lançado em 2016, na segunda edição do Congresso Brasileiro do Plástico (CBP), o Tampinha Legal é simples, de fácil aderência e de baixo custo. Todas as classes sociais, níveis de instrução e faixas etárias participam do Tampinha Legal. É através do Tampinha Legal que as entidades assistenciais do terceiro setor buscam sustentabilidade econômica para viabilizar e dar continuidade a seus trabalhos. Além de promover, sustentabilidade social e ambiental, atende portanto ao tripple bottom line. O Tampinha Legal também oportuniza atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e ESG.

(com informações do site Tampinha Legal, aba 'institucional')