Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Campus Satuba participa da Olimpíada Brasileira de Geopolítica
conteúdo

Notícias

Ifal Campus Satuba participa da Olimpíada Brasileira de Geopolítica

A prova acontece no dia 24 de setembro
por Adriana Cirqueira publicado: 19/09/2025 18h22, última modificação: 19/09/2025 18h22

Mais de cem estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao médio de Agroindústria e Agropecuária do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba participam, no próximo dia 24, da Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP 2025.2). A iniciativa, promovida pelo Portal Seleta Educação, visa aprofundar o conhecimento dos/das estudantes sobre temas globais e desenvolver o pensamento crítico.

De acordo com o professor de Geografia Adalberto Santos, organizador da OBGP no campus, "a prova é uma excelente oportunidade para os estudantes explorarem conceitos, teorias e as complexas relações de poder entre os países".

Adalberto explicou que a OBGP 2025.2 consiste em 30 questões objetivas e será realizada de forma totalmente virtual. Os/as participantes terão duas horas para concluir a prova, que estará disponível das 7h às 23h do dia 24 de setembro.

O docente pontuou ainda que, além de receberem certificados de participação, os/as estudantes que se destacarem poderão ser premiados com medalhas. "Para o Ifal Campus Satuba, a participação na Olimpíada reforça o compromisso da instituição em formar cidadãos informados, conscientes do mundo e preparados para os desafios do futuro", assegurou Adalberto.

 

A OBGP

De acordo com o site da Seleta Educação, a Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP) é uma competição educacional que desafia estudantes e educadores a explorarem e compreenderem as complexas relações entre os países do mundo. São abordados temas como fatores geográficos, políticos, econômicos e culturais que influenciam as decisões e os eventos globais, desde conflitos e alianças até questões de comércio e meio ambiente. O objetivo da OBGP é estimular o pensamento crítico e a compreensão global entre os jovens, preparando-os para serem cidadãos mais informados e conscientes do mundo ao seu redor