Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Campus Satuba parabeniza estudantes pelos resultados no Enem e no Sisu

Ifal Campus Satuba parabeniza estudantes pelos resultados no Enem e no Sisu

Vinte e um estudantes foram contemplados com vagas na Universidade Federal de Alagoas

por Adriana Cirqueira publicado: 16/02/2018 12h37, última modificação: 16/10/2023 10h58

Reunidos no gabinete do diretor geral, onze (11), dos 21 estudantes do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba classificados para ingressarem na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), receberam os cumprimentos da gestão e falaram sobre suas expectativas e reflexões nessa época de importantes decisões e grandes desafios.

Anselmo Lucio Aroucha Santos, diretor-geral do campus, parabenizou a todos e falou sobre a importância do ensino de qualidade, com professores capacitados e condições de permanência para estudantes conquistarem melhores condições de prosseguir seus estudos e/ou ingressar no mercado de trabalho. “Vocês estão saindo de uma instituição pública federal para entrar em outra. Ambas com pontos fortes e fracos, mas capazes de ajudá-los a conquistar excelentes resultados. Passamos por tempos difíceis e precisamos zelar pelas instituições públicas federais de ensino. Instituições importantes para a garantia de ensino gratuito e de qualidade para os brasileiros”, refletiu Anselmo.

Aprovados em instituições públicas federais e estaduais, os estudantes, que ainda estão terminando o último bimestre de 2017, receberam do diretor a informação que o Ifal já havia encaminhado documento oficial à Ufal informando sobre a diferença no calendário letivo de 2017 e o decorrente atraso na liberação das declarações de conclusão do ensino médio, para que não haja problemas com a matrícula.

Entre os cursos escolhidos pelos estudantes estão Agronomia, Zootecnia, Biologia, Matemática, Enfermagem, Pedagogia, Educação Física e Direito. Além de aprovados para a Universidade Federal de Alagoas (ufal) houve aprovação também na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Entre os aprovados está o aluno do 3º ano B de Agropecuária, Lucas Ferreira Bulandeira, que obteve a melhor pontuação do campus e a melhor nota na classificação geral no curso escolhido, Matemática. O professor de Matemática Adeilton Menezes de Oliveira coordena o Proifal no campus, projeto onde Lucas foi bolsista por dois anos. Adeilton afirma que Lucas é um estudante dedicado e tem uma postura diferenciada. “Ele sempre foi estudioso e autodidata - não espera pelo professor. É curioso e leitor da literatura matemática, gosta de desafios e está sempre disposto a colaborar com os colegas. É bolsista do Proifal há dois anos e desenvolve conosco esse projeto com muita dedicação. Fará muita falta e deixará um ótimo legado para a escola”, analisa.

Lucas, 17 anos, que foi medalhista na Olimpíada de Matemática do ano passado, explicou que passar na Ufal foi uma grande emoção e que nunca quis seguir outra carreira. “Sempre tive bons professores de Matemática que além do ensino da disciplina apresentavam outras facetas da Matemática, e isso foi apenas aumentando o meu interesse” pontuou o estudante, que acredita que ter estudado no Ifal foi fundamental para essa conquista.

Lília da Silva Souza, 18 anos, estudante do 3º ano A de Agropecuária, cursará Educação Física na Ufal. “Eu penso em ajudar aqueles alunos que, por diversos motivos ficam afastados das atividades de educação física. Eu fui assim e quero ser uma professora que saiba atingir esses alunos. Além disso a saúde corporal sempre me interessou”, pontuou Lília.

Aprovado para o curso de Direito na Ufal, Keven Lucas de Melo, 17 anos, aluno do 3° ano B de Agropecuária aponta o contato com a Filosofia e os professores da disciplina como fundamentais na escolha da carreira. “O Ifal nos proporcionou conviver e aprender com excelentes professores, que incentivam o debate e o trato dom diferentes ideias e formas de pensamento. Assim desenvolvi o amor pela área”, completou Keven.

Segue abaixo a lista dos estudantes classificados:

3º ano A - Agroindústria

Jhonnye Gabriel de Oliveira Farias

Engenharia da Computação - Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Rayane dos Santos Barros

Ciências Contábeis - Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Sanayara Tavares Lima

Pedagogia - Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Enfermagem - Uncisal

Thaynara Tavares Lima

Química - Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Vitória Paranhos da Silva