Notícias
Ifal Campus Satuba na campanha do Agosto Lilás
Em 2022, o Brasil teve seu maior número de feminicídios em um ano. Foram 1,4 mil mortes motivadas pelo gênero, com uma mulher morta a cada 6 horas. O número de vítimas cresceu 5,5% em relação a 2021. Cresceu também em 2,6% o número de mulheres vítimas de homicídio, com 3,9 mil mortes, de acordo com o Monitor da Violência.
A quarta edição da Pesquisa Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil, realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, estimou que cerca de 18,6 milhões de mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência em 2022
No dia 7 de agosto a Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/06, que criou mecanismos para enfrentar e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, completou 17 anos. Desde setembro de 2022 a campanha do “Agosto Lilás” tem alcance nacional, conforme a a Lei 14.448/2022, que fez de agosto o mês de proteção à mulher, destinado à conscientização para o fim da violência contra a mulher. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MMFDH), é o responsável pela atuação em âmbito nacional.
De acordo com a lei. os governos federal, estaduais e municipais devem implementar iniciativas de esclarecimento e de conscientização, promover de debates e eventos sobre as políticas públicas de atenção integral à mulher, bem como apoiar às atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade com o intuito de prevenir, combater e enfrentar os diferentes tipos de violência contra essa parcela da população.
Além do "Agosto Lilás" o MMFDH gere o Ligue 180 que recebe denúncias de violências, além de compartilhar informações sobre a rede de atendimento e acolhimento à mulher, direitos e legislação vigente. O canal pode ser acionado através do site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MMFDH), aplicativo Direitos Humanos, Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasil”) e WhatsApp (61-99656-5008). O atendimento está disponível 24h por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
O Departamento de Assistência Estudantil (DAE) do Instituto Federal der Alagoas (Ifal) Campus Satuba está preparando uma programação alusiva ao Agosto Lilás" que deve ser divulgado nos próximos dias.