Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Campus Satuba inicia as matrículas para o ano letivo de 2019

Ifal Campus Satuba inicia as matrículas para o ano letivo de 2019

por Adriana Cirqueira publicado: 06/02/2019 10h08, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Auditório no primeiro dia de matrículas para o ano letivo de 2019

Auditório no primeiro dia de matrículas para o ano letivo de 2019

As matriculas dos aprovados no Exame de Seleção de 2019.1 do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba, para ingresso de alunos na Educação Profissional Técnica de Nível Médio nas formas integrada e subsequente foram iniciadas nesta quarta-feira (06), no auditório da instituição, das 08h às 12h e das 13h às 16h.

As matrículas para os cursos integrados seguem até o dia 11 de fevereiro: até o dia 08, se matriculam os ingressantes no Técnico em Agropecuária e, no dia 11 de fevereiro é a vez dos aprovados para o Técnico em Agroindústria. As matrículas para o curso Técnico em Agropecuária, na forma subsequente, serão nos dias 13 e 14 de fevereiro.

No processo seletivo o campus ofertou um total de 280 vagas: 200 vagas para a forma integrada, sendo no curso de Produção Alimentícia, habilitação Técnico em Agroindústria, 40 vagas (32, externato e 8 internato) e no de Recursos Naturais e Meio Ambiente, habilitação Técnico em Agropecuária, 160 vagas (140 externato e 20 internato). Para o subsequente foram ofertadas 80 vagas para Técnico em Agropecuária.

Expectativas e sonhos

Moradora da cidade há 50 anos, Katia Neci Batista, a avó paterna de Kauã Vieira, 15 anos, ingressante no curso de Agropecuária aguardava ansiosa pela chama da senha nº 11. "Eu sempre quis estudar aqui, desde a época em que era o 'aprendizado'. Quis que meus filhos estudassem, quando era escola agrotécnica. Nenhum de nós conseguiu. Agora estou aqui, no Ifal, para matricular meu neto. Ele conseguiu", exclamou sorridente.

Kauã concluiu o ensino fundamental ano passado na escola municipal Heckel Tavares e frequentou as aulas do Proifal nas tardes de sexta-feira. "Ele mora comigo. É um menino inteligente e esforçado. Foi aluno destaque dos 9ºs anos. Tenho certeza que aqui não será diferente. O Ifal é uma escola de referência e vai dar a ele uma ótima formação. Estou muito orgulhosa", conclui Katia.

A jovem Flavia Mylena de Barros Silva, 14 anos, também é a primeira da família estudar no instituto. Com um irmão mais novo e pais desempregados, a jovem, apesar de preocupada, está ansiosa pela vida acadêmica que o campus oferece. "Sempre quis estudar aqui porque o Ifal oferece uma educação de qualidade. Sei que terei uma boa formação, com possibilidades de experimentar coisas novas, de entrar em uma boa faculdade ou passar em um concurso público", planeja a estudante.

Moradora do bairro Gama Lins, em Maceió, Flavia estudou na escola estadual Maria Ivone Santos de Oliveira, onde foi monitora de um projeto de educação ambiental e sustentabilidade, destinado aos alunos do ensino médio. A preocupação com o fato de nunca sair de casa sozinha e com as dificuldades financeiras da família em custear seus materiais e transporte não desanimaram a garota que acredita que de alguma forma tudo vai se resolver.