Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal campus Satuba dá início a 3ª edição do Projeto Remate

Ifal campus Satuba dá início a 3ª edição do Projeto Remate

Professores de Matemática preparam estudantes e egressos para a prova da disciplina no Enem
por Adriana Cirqueira publicado: 18/07/2023 11h05, última modificação: 16/10/2023 10h59
Exibir carrossel de imagens Flavia Monteiro Aula Inaugural Projeto Remate

Aula Inaugural Projeto Remate

Adriano Araújo, Hugo Leão, Flávio Torres e Roberto Teixeira, professores do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba, realizaram, no último dia 06/07, a aula inaugural da 3ª edição do projeto de ensino "Remate". Realizada no auditório do campus, a aula inaugural apresentou os objetivos e o cronograma de atividades.

O objetivo do Remate é preparar estudantes e egressas/os do ensino médio do campus para as 45 questões de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A edição 2023 tem a disposição duas salas de aulas para a realização das atividades do projeto.

De acordo com Adriano Araújo, idealizador do projeto, além das aulas foram programados três simulados, em momentos estratégicos. "O primeiro, já realizado, teve como objetivo realizar um levantamento do nível da turma. O segundo servirá para traçar estratégias de resolução e o último para mensurar a evolução dos/as estudantes que finalizarem o projeto", explicou.

Adriano analisa o projeto não como uma forma de estudar mais Matemática: mas uma oportunidade de estudar melhor a disciplina. "O aprendizado se dá também quando se abre espaço para a discussão e no surgimento de dúvidas, no estudo das técnicas aplicadas nas resoluções de questões, nas possibilidades de eliminação de alternativas, entre outros questionamentos que surgem nessa interação", pontua o professor.

Participou ainda da aula inaugural a pedagoga do campus, Flavia Monteiro, abordando a importância do projeto não apenas para uma melhor performance no Enem. "Como pedagoga, incentivo a participação em projetos como o Remate. Ele vai além de uma preparação para a prova de Matemática do Enem, considerando que todas as orientações passadas pelos professores de Matemática contribuem para outras áreas do conhecimento", explica a pedagoga.

As aulas do Remate acontecem às quintas-feiras, das 13h30 as 15h30. Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com o professor Adriano Araújo através do e-mail .