Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Campus Satuba conta com um novo laboratório

Ifal Campus Satuba conta com um novo laboratório

Laboratório de Infraestrutura tem 14 computadores para atividades de ensino, pesquisa e extensão
por Adriana Cirqueira publicado: 25/03/2024 11h59, última modificação: 25/03/2024 12h20

O Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba conta agora com mais um equipamento educacional para a comunidade acadêmica: o Laboratório de Infraestrutura, localizado no Bloco da Residência Estudantil. Inaugurado em dezembro de 2023, o laboratório dispôe de 14 computadores.

De acordo com a professora Norma Amorim, o laboratório será utilizado para atividades de ensino, pesquisa e extensão, principalmente atividades de ensino relacionadas à área de infraestrutura, que inclui disciplinas dos cursos médio de Agroindústria e Agropecuária, o curso subsequente de Agropecuária e o Curso Superior de Tecnologia em Laticínios.

Norma informou que a iniciativa da construção do laboratório partiu de uma demanda da área de Infraestrutura diante da reformulação do Plano Pedagógico do curso Técnico integrado ao ensino médio de Agropecuária em 2019 onde a disciplina de Geotecnologias passou a ser ofertada. "Para o cumprimento da ementa da disciplina de Geotecnologias era necessário a utilização de softwares de Sistemas de Informações Geográficas que requeriam um ambiente com computadores para execução das práticas", explicou.

Sob a orientação da professora, o laboratório que está sendo utilizado na execução das atividades do projeto de pesquisa 'Utilização de revisão sistemática e bibliometria como ferramentas de iniciação científica (RESBI)'. O projeto ofereceu a oficina "Introdução à Análise Bibliométrica" nos dias 14 e 18/03 para estudantes e dia 22/03 para servidores.

"Estamos trabalhando a todo vapor no laboratório. O uso preferencial do laboratório para as atividades do projeto foi acordado com a FAPEAL como contrapartida da utilização de parte da taxa de bancada para execução do laboratório", complementa Norma.

Maiores informaçlões podem ser obtidas com a professora Norma atrabés do e-mail