Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Campus Satuba celebrou seus 113 anos com programação especial
conteúdo

Notícias

Ifal Campus Satuba celebrou seus 113 anos com programação especial

publicado: 04/09/2024 21h57, última modificação: 05/09/2024 09h45

Por Lívia Muniz

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) -  Campus Satuba comemorou, no último dia 30 de agosto, 113 anos de história e atuação na área de educação. O evento comemorativo  contou com uma série de atividades voltadas à comunidade acadêmica e planejadas pela Comissão Organizadora com o objetivo de comemorar a trajetória da instituição.

MissaA abertura das comemorações ocorreu no dia 26 de agosto com a exposição “Memórias”, composta por pinturas em óleo sobre tela do professor Osvaldo Ferreira, no hall do Prédio Central. O professor utilizou sua arte para destacar aspectos arquitetônicos e naturais do campus, visando promover uma maior apreciação da história e do ambiente da escola.

A cerimônia religiosa na capela São José marcou o início das atividades no dia 30. As atividades da manhã continuaram no auditório do campus com uma apresentação musical da Camerata Jovem do Ifal Campus Maceió, regida pelo professor e maestro Almir Medeiros,  Orquestraseguida pela cerimônia oficial de abertura do evento. 

A mesa de abertura foi composta pelo reitor do Ifal, Carlos Guedes, pela Diretora-geral do campus Satuba, Uilliane Faustino, pelo Diretor de Ensino, Pedro Juvêncio, pela presidente da Comissão Organizadora, Dayanne Lima, e pela Diretora de Administração Marineide Godoy.

A DG começou seu discurso cumprimentando e enaltecendo o trabalho da Comissão Organizadora do evento, expressando gratidão por ser DG do campus Satuba e relembrando as pessoas que passaram pela instituição. “Hoje é um dia especial não só para nós que estamos presentes, mas para todos aqueles que aqui passaram e deixaram sua marca para construir o que somos hoje. Temos uma história de 113 anos mudando vidas e sendo agentes de mudança”, afirmou. A diretora finalizou o discurso reafirmando o compromisso do Ifal Satuba em resgatar e manter sua identidade como instituição centenária.

MesaO reitor Carlos Guedes felicitou o campus pelos 113 anos "promovendo educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade." Ele também parabenizou a atuação da DG na gestão do campus e cumprimentou a comissão organizadora pela realização do evento. 

Após a cerimônia oficial de abertura foi exibido o  vídeo intitulado “Os Caminhos que nos trouxeram até aqui”, produzido pelo Grêmio Estudantil Nena Cavalcante,  destacando a trajetória dos/das estudantes no campus. Após a exibição do vídeo foi realizada uma homenagem póstuma aos/as servidores recentemente  falecidos/as.

A professora e arquiteta Ariadne Aguiar realizou uma breve apresentação sobre “A cronologia dos espaços  do  Campus Satuba”. O período da manhã encerrou-se com uma mesa-redonda envolvendo egressos do campus, que relembraram sua trajetória dentro da escola e a entrega do novo ônibus escolar e do consultório odontológico. 

MesaDurante a solenidade  estavam presentes o reitor do Ifal, Carlos Guedes ; o deputado federal Alfredo Gaspar; a pró-reitora de Ensino do Ifal, Cledilma Costa; a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do Ifal, Carolina Duarte; o pró-reitor de Administração Heverton Andrade; e a diretora-geral do  Campus Satuba, Uilliane Faustino.

Durante seu discurso, Uilliane  reforçou a importância de garantir um transporte “novo, seguro e acessível”  para os/as estudantes. A DG agradeceu os recursos destinados ao Ifal Satuba e cumprimentou a todos/as os servidores que trabalham para garantir o funcionamento da instituição. 

Ainda pela manhã, houve a apresentação da Banda de Fanfarra de Satuba que  realizou um desfile e apresentações coreografadas com seu grupo de balizadores/as.  Após a apresentação, todos os/servidores/as se reuniram em frente ao prédio central para a tradicional  foto oficial. Após o momento, os parabéns ao campus foram cantados, seguido por  um almoço no refeitório.Bakizas

Na parte da tarde, o destaque foi a apresentação teatral da peça "O Auto da Compadecida", encenada pelo Grupo Profetiza Filhos de Maria. A programação se encerrou no auditório com a Cerimônia Oficial de Encerramento, que começou às 19h. Em seguida, houve uma nova exibição do vídeo produzido pelo Grêmio Nena Cavalcante, reforçando o sentimento de pertencimento e orgulho pela história do Ifal Satuba.

No período noturno as comemorações continuaram com arte e música envolvendo os/as estudantes dos cursos da Educação de Jovens e Adultos.