Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Campus Satuba celebra seus 112 anos

Ifal Campus Satuba celebra seus 112 anos

As comemorações do aniversário foram repletas de atividades culturais e momentos emocionantes
publicado: 04/09/2023 13h40, última modificação: 16/10/2023 10h59

Lívia Muniz - estagiária de Jornalismo

Na última quarta-feira (30), o Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba comemorou seu 112° aniversário, e para celebrar a ocasião, uma programação especial foi pensada envolvendo apresentações culturais, exposições artísticas e discursos emocionados de estudantes, ex-alunos, servidores e ex-diretores da instituição, unindo a comunidade do Campus em uma celebração especial.

A programação iniciou pela manhã, às 8h com uma benção na Capela de São José, um local emblemático dentro do campus que representa a tradição e os valores do Ifal Satuba.

Logo após, os presentes puderam prestigiar a banda da Polícia Militar de Alagoas, que executou o hino nacional enquanto as bandeiras eram hasteadas. A banda seguiu tocando até às 9h, quando o público se dirigiu ao auditório, para prosseguirem com a programação. Enquanto isso, produções artísticas de servidores e estudantes eram expostas em diferentes locais do Campus.

No auditório, as homenagens iniciaram com um agradecimento especial a  professora e musicista Guilhermina Maria, carinhosamente conhecida como Guila, que encantou o público com uma breve apresentação musical. Os agradecimentos prosseguiram , agora saudando os/as servidores /as responsáveis pela organização do evento. O responsável pelo cerimonial foi o servidor Ademilson Galdino.

A mesa de honra da solenidade foi composta pela diretora-geral do Ifal Campus Satuba, Uilliane Faustino; os diretores-gerais dos Campi Maceió e Batalha, Givaldo Oliveira e Magno Abreu; o diretor de ensino Pedro Juvêncio; a diretora de administração Marineide Godoy ; a presidente da Comissão Organizadora do evento Sirleide Santana e a estudante Beatriz de Souza, presidente do Grêmio Estudantil.

O momento foi marcado por discursos emocionados, como o de Magno Abreu , que relembrou sua trajetória como ex-aluno da instituição, e o da Diretora Uilliane Faustino, que agradeceu aos/as servidores/as  e estudantes da instituição e reforçou seu compromisso como Diretora-Geral.

Uilliane falou sobre a importância de ser a primeira mulher DG do campus nesse 112º aniversário: "É um passo importante rumo à igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em posições de liderança e demonstra o avanço e o reconhecimento da atuação feminina no Ifal", afirmou. A DG falou ainda sobre o papel do Ifal Campus Satuba no fortalecimento da educação do campo, "estimulando seu desenvolvimento em contato com a inovação, a pesquisa e a troca de conhecimentos entre esse público e todos os membros da nossa comunidade acadêmica".

Após o desfazimento da mesa, houve a apresentação da atual equipe de Direção do Campus Satuba e dos membros do Conselho de Campus (Concamp). Logo após, a apresentação cultural ficou por conta do Coro Jovem do Ifal Maceió, sob regência do professor André Sousa, que cativou o público com um repertório musical emocionante.

Foi exibido um audiovisual com depoimentos de alguns egressos/as que hoje são servidores/as do campus e, em seguida, o técnico em Agropecuária e ex-aluno Lamartine Silva, fez uma breve explanação sobre seu período como aluno e como isso reverbera até hoje em sua trajetória profissional. Lamartine reforçou em sua fala a parceria entre o Ifal Satuba e seu empreendimento "Lamartine Paisagismo & Jardinagem", tanto como campo de estágio para estudantes quanto para outras demandas.

A emoção continuou com uma homenagem especial aos ex-diretores do Ifal Satuba, com a entrega de peças produzidas pelo laboratório If Maker do Campus. A entrega dos souvenires ficou por conta de alguns estudantes, que puderam prestigiar os ex-diretores Valdemir  Chaves,  Anselmo Lúcio, José Jonas, Francisco de Assis e George Lins da Cunha, que proferiu um discurso nostálgico  sobre sua trajetória como o diretor mais antigo da instituição.

"Essa escola entranhou-se na minha vida, foi a razão do meu ser. Foi o maior presente da minha vida pois pude conviver com vocês. Professor acredita que pode e ele pode,  é um transmissor de ação e oportunidade, de criar e fazer acontecer" disse emocionado.

Logo após a solenidade, houve a Foto Oficial dos/das servidores/as em frente ao Prédio Central, onde todos cantaram  "Parabéns pra você". O almoço no refeitório do Campus ocorreu logo em seguida.

A tarde a programação foi aberta por apresentação de música e poesia realizadas por estudantes  seguida de duas mesas de apresentação de obras e trabalhos acadêmicos produzidos por servidores docentes e técnicos administrativos. Após as mesas houve sorteio de brindes, entre eles uma tela pintada por Oswaldo Ferreira, professor do campus , e uma última apresentação cultural executada por estudantes.

Ao longo do dia, diversas exposições de pintura, poesia, fotografia históricas e outras criações artísticas feitas por servidores e estudantes foram  expostas em diferentes pontos do campusNo período da noite a programação prosseguiu com as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).