Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Campus Satuba, 105 anos: vidas e histórias III

Ifal Campus Satuba, 105 anos: vidas e histórias III

Klecio José dos Santos

por Adriana Cirqueira publicado: 29/08/2016 10h43, última modificação: 16/10/2023 10h58

O Campus Satuba do Ifal formou milhares de técnicos em seus 105 anos de existência. Entre eles está o técnico agrícola Klecio José dos Santos, 55 anos, o atual presidente da Cooperativa Pindorama, a maior cooperativa agroindustrial do nordeste.

No oitavo mandato como presidente da Cooperativa Pindorama, Klecio afirma que as experiências vividas na escola em muito contribuíram para sua carreira profissional. “Além disso, o regime de internato, a disciplina, a convivência em grupo e a superação de desafios do período passado em Satuba complementaram minha formação como pessoa” complementa.

Kleber analisa sua vida estudantil com uma época de estudo e aprendizado, mas também de dificuldades. “Tudo era mais difícil: a comunicação, o transporte – as estradas eram ruins e o transporte precário. Éramos meninos morando longe dos pais e precisávamos nos adaptar às novas normas e atividades a à saudade da família”, relembra.

Apesar disso Kleber se orgulha de sua trajetória estudantil. Para ele, a dificuldade aumentava a responsabilidade e o compromisso pelos estudos. “Se olhar meu histórico do curso inteiro verá apenas uma falta. E minhas noas também eram boas”, analisa.

Relato:

A escola foi muito importante na minha formação, até então eu nunca havia saído de casa, estado em um ambiente estranho. Minha família é de Viçosa. Além de mim, dois de meus irmãos estudaram lá. Eu passava a semana na escola, sem comunicação nenhuma com minha família, vendo-os apenas aos finais de semana. Essa experiência contribuiu para que eu amadurecesse mas rápido.

Ingressei na então escola agrotécnica com 14 anos. Depois de me formar em 1978, comecei a trabalhar na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Em 1982 fui para a Pindorama, onde estou até hoje. Esse ano, a cooperativa completa 60 anos estive lá por mais da metade desse tempo. Praticamente toda minha vida profissional”.