Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Gincana Ambiental marca o encerramento da Semana do Meio Ambiente no Campus Satuba

por Adriana Cirqueira publicado: 11/06/2018 14h49, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Adeilton Menezes Abertura do sábado letivo da semana do meio ambiente

Abertura do sábado letivo da semana do meio ambiente

O terceiro sábado letivo temático do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba foi alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 05 e que teve como mote a poluição plástica.. Os organizadores do sábado letivo prepararam uma Gincana Ambiental para tornar a atividade multidisciplinar divertida, além de instrutiva.

Os estudantes presentes foram divididos em equipes mistas, com alunos de diferentes turmas, de forma aleatória, sendo seis grupos divididos em 3 subgrupos – um para cada atividade: 1. Localização geográfica (com uso do GPS), conhecimento ambiental e plantio de árvores: com o uso de um aparelho GPS, os grupos encontraram diferentes pontos, onde respondiam perguntas e encontravam a orientação para o próximo ponto – sendo a tarefa final o plantio de uma árvore; 2. Charadas em inglês e 3. Concurso de fotografia.

Segundo Francisco Rafael, a cada ponto de controle encontrado através do GPS, os participantes respondiam a perguntas sobre meio ambiente e sustentabilidade. Os pontos de controles estavam distribuídos por diversas partes do campus: Bovinocultura, Ginásio, Agroindústria, Suinocultura (maternidade), Espaço Multieventos, Fábrica de Ração, Avicultura, Casarão, Casa do Mel e Capela.

A segunda tarefa exigia, entre outras habilidades, compreensão da Língua inglesa: as instruções para sua realização foram apresentadas no idioma. “Hoje em dia é essencial que os jovens desenvolvam competências de leitura em uma língua estrangeira tão usada em qualquer lugar do mundo como é o Inglês”, afirmou Jaildo de Angelo, professor da disciplina e um dos organizadores.

O principal objetivo da tarefa foi a conscientização sobre a importância de se identificar materiais comumente descartados no meio ambiente e as consequências dessa prática. “Os alunos identificavam o material (vidro, plástico, metal, isopor, tecido e papelão) lendo sua descrição em língua inglesa e, em seguida, seguiam as instruções, também em inglês, para coletar uma amostra escondida anteriormente em pontos estratégicos dentro do Campus e apresentá-la à comissão organizadora da tarefa”, esclareceu.

A servidora Rayanne Gomes explicou que durante a gincana as equipes fotografaram o campus e, ao final, cada uma selecionou uma fotografia que melhor representasse o campus dentro da temática do evento.  "Venceria a melhor imagem com a melhor legenda. A fotografia vencedora foi a da equipe 1 com a seguinte legenda: "Tão importante quanto semear flores, é semear ideias. Fale com outras pessoas sobre a importância de cuidar do planeta. Você vai estar contribuindo para o florescimento de uma ótima causa. A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida", esclareceu.

A comissão organizadora da gincana ambiental foi composta pelos servidores Rayanna Gomes, Gabriel Faustino, Tassyano Feitosa, Jaildo de Angelo, Wagner Wildey, Ulisses Pereira, Harlisson Ferro, Adeiton Menezes e Francisco Rafael.