Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Gestores do Campus Satuba participam de treinamento sobre a ferramenta Geplanes
conteúdo

Notícias

Gestores do Campus Satuba participam de treinamento sobre a ferramenta Geplanes

Capacitação foi ministrada por representantes da Diretoria de Planejamento Institucional da Reitoria
por Pedro Barros publicado: 03/06/2019 13h51, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Diretor de Planejamento Institucional, Jonas Melo, ministrou oficina prática sobre o software Geplanes

Diretor de Planejamento Institucional, Jonas Melo, ministrou oficina prática sobre o software Geplanes

Na manhã da última sexta-feira (31), foi realizado um treinamento sobre a ferramenta Geplanes para gestores do Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba. A atividade, ministrada pelo Diretor de Planejamento Institucional, Jonas Melo, e pelo Coordenador de Articulação Institucional, Álvaro Oliveira, ocorreu no Laboratório de Informática do Campus.

Participaram da atividade 11 gestores, integrantes da Direção-Geral, Diretoria de Ensino e Diretoria de Administração. O Geplanes é um software público, desenvolvido pela Linkcom Informática Ltda., com o objetivo de ser aplicado na gestão estratégica de instituições públicas e privadas. Com suas funções, é possível administrar desde o planejamento até a execução das ações institucionais, além de monitorar o desempenho de seus resultados.

“Essa oficina teve como objetivo mostrar como acessar o sistema e como fazer os registros necessários para o planejamento anual. O Geplanes permite detalhar as iniciativas através de planos de ações, metas estabelecidas e indicadores propostos. É uma ferramenta que auxilia o gestor a acompanhar o que foi prometido à sociedade”, explicou Jonas Melo.

“A ferramenta Geplanes é essencial para o planejamento estratégico do IFAL, e sem dúvida será um grande norteador das ações realizadas pelo Campus. Avaliar resultados apurados periodicamente por meio de indicadores de desempenho é fundamental para realizar com êxito os objetivos do plano de gestão do Campus Satuba”, avaliou o Diretor de Administração, Roberto Medeiros.

O Diretor-Geral do Campus, Valdemir Chaves, destacou o aspecto prático da oficina, que permitiu constatar as possibilidades de se utilizar um software de gestão. “Apesar de ainda termos muito a aprender, já foi possível compreender ferramentas básicas que serão utilizadas já no planejamento de 2019. É importante lembrar que aqueles que participaram da oficina se comprometeram a ser multiplicadores das potencialidades do software, à medida que forem dominando suas funcionalidades”, pontuou.

Álvaro Oliveira, que também é presidente da Comissão Central do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, explicou que tem atuado junto ao Diretor de Planejamento Institucional, no sentido de fazer com que todas as iniciativas dos diretores dos campi estejam de acordo com o PDI. “Nosso objetivo é fazer o ‘link’ entre o planejamento estratégico e o planejamento tático, anual. O PDI é o norte da instituição em todas as áreas: ensino, pesquisa, extensão, entre outras”, afirmou.