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Ferramenta de recepção de chamados auxilia nas demandas de manutenção do Campus Satuba

Desde agosto passado, o GLPI está sendo usado para demandar o Departamento de Infra-estrutura e Manutenção (DIM)
publicado: 03/10/2019 14h08, última modificação: 16/10/2023 10h59

Por Vitória Magalhães, estagiária de jornalismo

Desde agosto de 2017 o Gestionnaire Libre de Parc Informatique (GLPI), sistema francês e gratuito, que atua no gerenciamento de Ativos, incidentes e requisições de Tecnologia de Informação (TI) foi adotado pelo Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba e assessora as atividades da Coordenação de Tecnologia da Informação. 

As funcionalidades do sistema auxiliam os administradores de TI a criar um banco de dados de recursos técnicos, além de um gerenciamento e histórico de ações e manutenções. O objetivo da utilização da ferramenta é contribuir com a eficiência na resolução das solicitações de reparo ou substituições feitas pelos servidores do Campus. O servidor que necessitar de algum serviço de Tecnologia da Informação deve acessar o atalho GLPI TI que consta em sua área de trabalho e fazer o login com sua senha do computador. 

Geralmente aplicado em grandes equipes de Tecnologia da Informação, houve a necessidade de realizar uma adaptação para que o GLPI fosse implementado no Campus Satuba. De acordo com o coordenador de tecnologia da informação, Marcel Cavalcante, a utilização do sistema proporcionou uma nova organização para a Coordenação. “O GLPI facilita as atividades para nós e para o usuário, pois através dele temos o registro de histórico e progresso das solicitações”, explicou. 

Departamento de Infraestrutura e Manutenção (DIM)

O  Departamento de Infraestrutura e Manutenção (DIM) do Campus Satuba também opera e recebe requisições através do gestor de tecnologia. A chefe do departamento, Uiliane Faustino, ressaltou a importância do GLPI e sua atuação nas demandas do setor. “Quando o interessado faz o cadastro de manutenção, o nossos sistema recebe a solicitação e gera uma ordem de serviço. Esta será analisada por nós e feita a destinação para o profissional responsável”, informou. Uiliane afirmou que o uso da ferramenta proporciona mais facilidade na resolução dos chamados. “É mais prático para todos, pois conseguimos estabelecer prioridades de atendimento”.