Notícias
Temáticas não usuais marcam a 8° Semana Agrotecnológica
De drones à plantas ornamentais
No segundo dia da Semana Agrotecnológica acontecem mais quatro palestras no auditório. A primeira palestra da manhã foi "Drones na Agropecuária: A tecnologia que veio para ficar", onde o professor Francisco Rafael da Silva Pereira apresentou aos alunos como a tecnologia vem sendo a cada dia mais utilizada nas mais diversas áreas, com ênfase na agropecuária. Para o estudante do 1º ano D de Agropecuária, Ezekiel Clemente, de 15 anos a palestra foi muito esclarecedora. "Trouxe para perto o que parece estar distante da gente: a tecnologia. Instigou-me a pensar em trabalhar em favor do desenvolvimento tecnológico de nossa agropecuária!", afirmou o jovem.
A segunda palestra da manhã foi proferida pelo professor Iêdo Teodoro, da Universidade Federal de Alagoas e tratou de "Análise Agrometeorológica das Últimas 13 Safras de Cana-de-açúcar de Alagoas", onde analisou as diferentes variáveis que afetaram as últimas produções de cana-de-açúcar no estado, como a variabilidade climática, o desempenho da cultura e seus reflexos.
Também ocorreram nos diversos ambientes do campi os sempre esperados mini-cursos. Foram ofertados seis: Recomendação e Formulação de Fertilizantes, Plantas ornamentais e jardinagem, Como e Porquê Acontecem os Eclipses e as Estações do Ano?, Construções Geométricas utilizando o software GeoGebra, Experimentos de Física com materiais reciclados e Introdução a Referências Bibliográficas conforme normas da ABNT.
No período da tarde serão proferidas mais duas palestras: "Tecnologia no Cultivo de Goiabeira em Alagoas", com o palestrante Eduardo Vasconcelos, engenheiro agrônomo, produtor e consultor e, "Agroindustrialização de Produtos de Origem Vegetal: Controle de Qualidade e Rastreabilidade", com o professor José Harlisson de Araujo Ferro. Também começam a tarde as Feiras de Empreendedorismo e de Ciência e Tecnologia.