Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Fé, trabalho e alegria são retratados pelos alunos do Ifal Satuba

Fé, trabalho e alegria são retratados pelos alunos do Ifal Satuba

X Gincana Cultural celebra a vida no campo

por Adriana Cirqueira publicado: 19/06/2018 10h18, última modificação: 16/10/2023 10h58

Cultura sertaneja, tradição, arte e solidariedade marcaram a primeira etapa da X Gincana Cultural do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba, que nesta edição de 2018 teve como tema “A Vida no Campo e Seus Desafios”.

O evento que animou o campus na manhã do sábado, 16 de junho, no Espaço Multieventos, contou com a participação de alunos, seus familiares e servidores da instituição. As tarefas propostas foram realizadas pelas três equipes participantes - Carcará, Canarinho do Sertão e Fulô do Mandacaru, que reuniram estudantes de séries e cursos variados e presentaram diversas atividades artísticas e culturais, envolvendo servidores e familiares.

Durante a primeira etapa as equipes precisaram cumprir tarefas antecipadas e surpresa: realizaram arrecadação e alimentos, apresentação de um objeto rústico rural, apresentação de bandeira de movimento ou órgão ligado a terra, exposição fotográfica sobre a problemática da paisagem rural, casal de pais recitando cordel, comidas típicas, desfiles e danças.

Segundo Flavia Monteiro, pedagoga do campus, a atividade que tem como objetivo promover a interação entre os diversos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, além de possibilitar conhecimento de aspectos culturais relevantes para a formação do educando. "Considero a nossa Gincana Cultural como uma atividade que promove a interação entre alunos, servidores e familiares. Nossos participantes são desafiados a interagirem, pesquisarem, estudarem e produzirem arte, cultura e conhecimento. Em síntese, a Gincana é pesquisa, arte, cultura, conhecimento, é vida!", explicou.

A segunda etapa da gincana aconteceu na segunda-feira (18) e suas atividades incluíram documentários em vídeo, performance acerca da reforma agrária, apresentações musicais, desfile e forró com duplas de servidores caracterizados, dramatizações sobre o tema da gincana e desfile de casal de estudantes caracterizados para a escolha do Rei e da Rainha do Milho.

Os estudantes escolhidos como Rei e a Rainha do Milho representaram a equipe Fulô de Mandacaru: Luiz Carlos Almeida de Souza Filho, aluno do 2º ano D do curso de Agropecuária e Rhayssa Creuza Lopes Ursulino, estudante do 2º ano A do curso de Agropecuária. Uiliane Faustino de Lima  e Tassyano Feitosa de Amorim venceram a prova de desfile e forró de casal de servidores caracterizado, representando a equipe Carcará.

A equipe vencedora da X Gincana Cultural do Campus Satuba do Ifal foi a equipe Carcará, coordenada por Tassyano  Feitosa de Amorim. A vice-campeã foi a equipe Canarinho do Sertão, coordenada por Valdemir Lino Chaves Filho ficou e a equipe Fulô de Mandacaru, coordenada por Francisco Rafael da Silva Pereira ficou em 3º lugar. A pontuação das equipes foi bastante próxima, segundo a comissão avaliadora.

Auxiliadora Baraldi, diretora de ensino, destacou a dramatização de romances nordestinos e a escolha do rei e da rainha do milho como pontos altos desta última fase. Flavia agradeceu aos envolvidos e, principalmente aos alunos participantes das equipes e ao trabalho realizado pela Comissão Organizadora da X Gincana Cultural.