Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Etec Profuncionário do Campus Satuba certifica três turmas

Etec Profuncionário do Campus Satuba certifica três turmas

publicado: 19/12/2017 09h51, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Ademilson Galdino Concluintes

Concluintes

Os 50 concluintes dos cursos de Secretaria Escolar, Alimentação Escolar e Infraestrutura Escolar do E-tec Pró-funcionário do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba receberam suas certificações, na manhã da última quarta-feira (13), em solenidade realizada no auditório do campus,

A certificação contou com as presenças de Luiz Henrique de Gouvêa Lemos, pró-reitor de ensino do Ifal representando o reitor; Francisco Rafael da Silva Pereira, diretor geral substituto do Campus Satuba; Auxiliadora Baraldi, diretora de ensino do campus; Luis Antonio Costa e Silva, coordenador geral da Rede E-tec Brasil no Ifal; Ana Galdino dos Santos, coordenadora do Polo Satuba; Juliana Aguiar Cavalcante Monteiro, coordenadora do cursos técnico subsequente de Infraestrutura escolar (representando as coordenações de curso); Sueli Gonçalves dos Santos, paraninfa das turmas de Alimentação Escolar e Infraestrutura Escolar e Francisco Bahia Loureiro Junior, paraninfo da turma de Secretaria Escolar.

Luiz Henrique parabenizou os formandos e agradeceu à equipe do E-tec pelos esforços em garantir uma formação de qualidade em todos os polos e, especificamente à equipe de Satuba por finalizar mais três turmas. "Nos sentimos muito honrados em estar acompanhando as formaturas do Etec desta oferta. Estamos visitando os diversos polos e podemos ver como o Etec tem contribuído para a melhoria das condições de vida e de trabalho. Uma formação que vai além da profissional, proporcionando uma transformação na mente e na construção de uma consciência crítica para que haja uma transformação na sociedade", analisou Luiz Henrique.

O diretor geral substituto do Campus Satuba, Francisco Rafael da Silva Pereira agradeceu e enalteceu o esforço e a perseverança dos alunos concluintes e da equipe gestora do Etec Profuncionário. "É uma satisfação participar desse momento tão significativo: vocês terminaram o curso apesar das dificuldades e conseguiram conciliar as atividades do curso com a vida pessoal e profissional. Os esforços já estão sendo recompensados e vocês farão a diferença em seus ambientes de trabalho e fora dele", afirmou o diretor.

Segundo Ana Galdino, coordenadora do polo Satuba, os 50 alunos certificados não constituem o número completo de alunos concluintes.  "São um total de 104 concluintes, mas apenas esses 50 optaram por participar da cerimônia de certificação", esclareceu Ana.

Servidores públicos efetivos, os alunos participaram do curso, na modalidade EAD, que os capacitou para o entendimento de questões essenciais vinculadas ao espaço escolar e sua manutenção, no caso dos 22 concluintes em Infraestrutura Escolar; para o desenvolvimento de ações de apoio à secretaria escolar com conhecimentos, competências e habilidades necessárias para atuarem na gestão de sistemas de ensino, no caso dos 11 alunos de Secretaria Escolar; e,  para os 17 concluintes em Alimentação escolar, para a obtenção de conhecimentos, saberes, valores e habilidades que o credenciem como gestor do espaço educativo de alimentação escolar.

.

O Programa

O Programa Escola Técnica Aberta do Brasil/ Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (E-tec/ProFuncionário) oferece cursos que são destinados a servidores efetivos que já concluíram o Ensino Médio ou equivalente e que estejam em efetivo exercício de suas atribuições nas Secretarias Municipais ou Estaduais de Educação do Estado de Alagoas.