Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Estudantes do Ifal Satuba têm projetos aprovados na Fenecit 2024
conteúdo

Notícias

Estudantes do Ifal Satuba têm projetos aprovados na Fenecit 2024

Três trabalhos acadêmicos serão apresentados na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, em Recife
publicado: 19/07/2024 14h09, última modificação: 19/07/2024 14h09

Lívia Muniz - estagiária de jornalismo*

Estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba tiveram três de seus projetos aprovados para a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit) 2024. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) e o evento acontecerá em Recife/PE, entre os dias 8 e 12 de outubro deste ano.

Os projetos aprovados são frutos de pesquisas na área de biologia e entomologia, focando principalmente na espécie Spodoptera frugiperda, uma praga que afeta diversas culturas agrícolas. Os trabalhos aceitos para a feira foram orientados pelo professor Rui Fernando e pelo técnico de laboratório Araken Cavalcante, contando com a participação de alunos e alunas de diferentes turmas do Ifal Satuba.

Os projetos selecionados são:

  1. "Estudos de inibidores alimentares em Leonotis nepetifolia (Lamiaceae) e Dalbergia ecastaphyllum (Fabaceae) sobre Spodoptera frugiperda" – Este estudo investiga a eficácia de inibidores alimentares naturais provenientes de duas espécies de plantas na alimentação da lagarta Spodoptera frugiperda.

  2. "Avaliação da inibição alimentar em Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) com extratos de Leonotis nepetifolia (Lamiaceae)" – Este trabalho avalia a capacidade de extratos da planta Leonotis nepetifolia em inibir a alimentação da praga agrícola.

  3. "Estudo da alteração dieta artificial em Spodoptera frugiperda e sua Influência na biologia (Smith, 1797)" – A pesquisa examina como mudanças na dieta artificial da lagarta influenciam sua biologia e comportamento.

Os alunos envolvidos nesses projetos são Jessica Barros, Yasmim Praxedes, Priscila Soares, Giovana Clemente, Pedro Gomes, João Tojal, Maick Lins, Guilherme Oliveira, Camilla Granja, Arthur Rios, Karollyne Fernandes e João Victor. 

A Fenecit é uma das mais importantes feiras de ciência e tecnologia do Nordeste, reunindo estudantes, professores e pesquisadores de diversas instituições do Brasil e da América Latina para compartilhar e discutir inovações científicas e tecnológicas. Dos 28 projetos de Alagoas aprovados para a feira, três são do Ifal Satuba.

“Os alunos estão muito ansiosos para participar do evento. Nos próximos meses, eles se dedicarão a concluir o desenvolvimento dos projetos e a ajustá-los conforme as exigências da feira”, explica o orientador Rui Fernando. O professor também fez agradecimentos especiais a Araken Fernandes, técnico do laboratório, e a Genilda Castro, técnica de laboratório. “Esse é mais um ponto positivo para o laboratório de biologia do campus Satuba”, compartilha. 

*Sob supervisão de Pedro Barros