Notícias
Estudantes do Ifal Satuba têm projetos aprovados na Fenecit 2024
Lívia Muniz - estagiária de jornalismo*
Estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba tiveram três de seus projetos aprovados para a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit) 2024. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) e o evento acontecerá em Recife/PE, entre os dias 8 e 12 de outubro deste ano.
Os projetos aprovados são frutos de pesquisas na área de biologia e entomologia, focando principalmente na espécie Spodoptera frugiperda, uma praga que afeta diversas culturas agrícolas. Os trabalhos aceitos para a feira foram orientados pelo professor Rui Fernando e pelo técnico de laboratório Araken Cavalcante, contando com a participação de alunos e alunas de diferentes turmas do Ifal Satuba.
Os projetos selecionados são:
-
"Estudos de inibidores alimentares em Leonotis nepetifolia (Lamiaceae) e Dalbergia ecastaphyllum (Fabaceae) sobre Spodoptera frugiperda" – Este estudo investiga a eficácia de inibidores alimentares naturais provenientes de duas espécies de plantas na alimentação da lagarta Spodoptera frugiperda.
-
"Avaliação da inibição alimentar em Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) com extratos de Leonotis nepetifolia (Lamiaceae)" – Este trabalho avalia a capacidade de extratos da planta Leonotis nepetifolia em inibir a alimentação da praga agrícola.
-
"Estudo da alteração dieta artificial em Spodoptera frugiperda e sua Influência na biologia (Smith, 1797)" – A pesquisa examina como mudanças na dieta artificial da lagarta influenciam sua biologia e comportamento.
Os alunos envolvidos nesses projetos são Jessica Barros, Yasmim Praxedes, Priscila Soares, Giovana Clemente, Pedro Gomes, João Tojal, Maick Lins, Guilherme Oliveira, Camilla Granja, Arthur Rios, Karollyne Fernandes e João Victor.
A Fenecit é uma das mais importantes feiras de ciência e tecnologia do Nordeste, reunindo estudantes, professores e pesquisadores de diversas instituições do Brasil e da América Latina para compartilhar e discutir inovações científicas e tecnológicas. Dos 28 projetos de Alagoas aprovados para a feira, três são do Ifal Satuba.
“Os alunos estão muito ansiosos para participar do evento. Nos próximos meses, eles se dedicarão a concluir o desenvolvimento dos projetos e a ajustá-los conforme as exigências da feira”, explica o orientador Rui Fernando. O professor também fez agradecimentos especiais a Araken Fernandes, técnico do laboratório, e a Genilda Castro, técnica de laboratório. “Esse é mais um ponto positivo para o laboratório de biologia do campus Satuba”, compartilha.
*Sob supervisão de Pedro Barros