Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Estudantes do Ifal Satuba ganham medalhas no JIFs Nordeste 2023

Estudantes do Ifal Satuba ganham medalhas no JIFs Nordeste 2023

publicado: 04/10/2023 11h53, última modificação: 16/10/2023 10h59

Lívia Muniz - estagiária de jornalismo

Os estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal)  mostraram seus talentos esportivos ao participarem dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) Nordeste 2023, e o campus Satuba não ficou de fora. A competição ocorreu no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) em Natal e reuniu estudantes de instituições de ensino de toda a região nordeste, com várias modalidades esportivas em disputa.

Campus Satuba

No Judô, o Ifal Campus Satuba trouxe  para casa medalhas de prata no individual e bronze na categoria absoluta, trazidas pelo estudante de Agropecuária  Gabriel Alves Cunha. “Participar do JIF Nordeste foi incrível! Conheci pessoas de diferentes estados, vivenciei competições emocionantes e criei memórias inesquecíveis. “Estou orgulhoso do meu desempenho e grato por ter tido a oportunidade de participar de um evento tão grandioso como o JIF. Essa conquista é apenas o começo de uma jornada repleta de desafios e vitórias, e estou empolgado para continuar treinando, evoluindo e buscando novas conquistas no judô.” compartilhou o estudante

Servidor do campus Satuba, Elias Silva, técnico do futsal masculino,  expressou seu orgulho pelas conquistas dos estudantes, ressaltando o valor agregador  do esporte no rendimento acadêmico do aluno. "O evento é predominantemente competitivo, ensinando os alunos a lidarem com sucessos e "fracassos" e demonstrando a necessidade de mudança de hábitos para alcançar objetivos. Também desperta o sentimento de solidariedade e ensina que planejar e se preparar são fundamentais para alcançar as vitórias. Além disso, nas adversidades, descobrem-se os potenciais existentes nos perdedores. Além do que foi exposto anteriormente, a prática esportiva no ambiente escolar favorece, sem dúvida, a permanência do discente na escola, com um rendimento acadêmico satisfatório." Compartilhou.

Roberto Teixeira, da Coordenação de Apoio Acadêmico (DAA) , compartilhou sua satisfação em acompanhar os estudantes no JIFs 2023. "Foi muito bom estar lá, torcendo, representando junto com os professores, dando esse apoio para todos. Eu pude presenciar o quanto isso mobiliza esses jovens, o quanto isso deixa eles bastante felizes. Sem falar que muitos voltaram mais amadurecidos, com a visão de mundo ampliada, porque para muitos foi a primeira vez que viajaram para outro estado, e eu percebi que isso desenvolveu neles o orgulho de ser e estudar no Ifal. Então isso é muito bom para a nossa instituição, e eu torço para que a gente tenha esse olhar e essa valorização para o esporte, que realmente desenvolve valores incríveis" explicou. Os estudantes classificados na etapa Nordeste irão competir na etapa Nacional em outubro.