Notícias
Estudantes do curso superior apresentam trabalhos em Recife
Quatro estudantes do curso superior de Tecnologia em Laticínios do Intituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba participaram de um evento científico em Recife, nos dias 25 e 26 de novembro, apresentando cinco pesquisas desenvolvidas nos laboratórios da instituição.
Orientados pela docente María Aparecida de Melo Alves e com apoio da coordenadora do curso, Marciara Lúcia dos Santos Lima, os/as estudantes Gilvania da Silva Pereira, Gabriel Paulino da Silva, Sanderson Lino dos Santos e Jonathas Luiz de Sena Santos apresentaram trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBITI) 2024–2025. O objetivo principal foi divulgar a produção científica do campus, inserir os discentes no meio acadêmico e promover o desenvolvimento tecnológico na área.
Os trabalhos apresentados no Congresso Nacional de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos (Conali) foram: “Avaliação sensorial de queijo cremoso petit-suisse saborizado com mel e gengibre (Zingiber officinale)”; “Elaboração de sobremesa láctea saborizada com mel e limão (Citrus limon): análise de aceitabilidade e intenção de compra”; “Aplicabilidade da macambira (Bromelia laciniosa Mart. ex Schult) como coagulante de leite: uma abordagem bibliométrica”; “Aceitabilidade sensorial de doce de leite com geleia de acerola (Malpighia emarginata)” e “Avaliação sensorial de doces de leite cremosos comercializados em Maceió – AL”.
De acordo Marciara Lucia dos Santos Lima, coordenadora do curso, a participação nesses eventos é muito importante para o curso, que busca fortalecer o engajamento dos/as estudantes na pesquisa aplicada e obter reconhecimento externo. "A participação no congresso reforça o nosso compromisso com a formação de profissionais qualificados e deve estimular a continuidade dos estudos, a produção de novos trabalhos acadêmicos e a ampliação da atuação do curso em eventos científicos regionais e nacionais".
Para Sanderson Lino, um dos estudantes com trabalho apresentado no Conali, a experiência é valiosa para o aluno e para o curso: “Participar deste congresso foi uma oportunidade única de mostrar o que estamos construindo no Campus Satuba. Foi gratificante representar o nosso curso e perceber que a pesquisa que desenvolvemos no laboratório tem relevância fora da instituição”, afirmou o futoro tecnolígo em Laticínios.
Para saber mais sobre o Curso Superior de Tecnologia em Laticínios, visite a página do curso no site.