Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Estudantes recebem livros em reconhecimento a participação em Olimpíada de Inglês

por Adriana Cirqueira publicado: 14/12/2020 16h16, última modificação: 16/10/2023 10h59
Leonardo Silva Lima, do 2º ano B de Agropecuária
1º colocado

Leonardo Silva Lima, do 2º ano B de Agropecuária 1º colocado

O estudante Leonardo Silva Lima, do 2º ano B de Agropecuária, recebeu na última quinta-feira (10) um livro em reconhecimento aos seus esforços na Olimpíada de Inglês 2020. Durante a olimpíada, os alunos receberam atividades diárias e os exercícios que contaram pontos para a classificação geral. As atividades foram realizadas pelo Whatsapp, através da plataforma ChatClass Escola, no período de 1 a 31 de outubro de 2020.

Os professores de Inglês Carla Real e Jaildo Pinto foram os responsáveis pela participação de estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba na edição 2020 da Olimpíada de Inglês. Participaram do evento estudantes dos segundos e terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao médio de Agropecuária e Agroindústria.

Os dois primeiros colocados dos 2° anos foram Leonardo Silva Lima (1º lugar ), do 2º ano B de Agropecuária, e Diego Henrique Feitoza Lins (2º lugar),  2º ano A de Agroindústria. Nos 3° anos, a classificação de 1º lugar foi de Myrella Lima da Silva,  do 3º ano A de Agropecuária, e de 2º lugar, José Augusto Silva Santos, do 3º ano B de Agropecuária.

Para Carla, a Olimpíada de Inglês através do ChatClass foi uma das maneiras que os professores de Inglês do Ifal Campus Satuba encontraram para facilitar e ampliar o acesso aos conhecimentos do idioma entre os estudantes do campus. "O engajamento não foi tão grande, mas esperamos que  cresça a cada ano", complementou a docente.

Leonardo relatou que no início das atividades classificatórias ele não se dedicou de forma adequada e suficiente pois o ensino remoto emergencial estava em vigor e ele preferiu priorizá-lo, deixando a Olimpíada em segundo plano. Afirmou ainda que, como era sua primeira participação, não estava muito esperançoso com sua performance.  "Na última semana da olimpíada, tive aula com a professora Carla e ela disse que ainda dava tempo de participar. Com os vídeos dos relatos de pessoas mostrando suas experiências com o inglês, me motivei ainda mais a fazer as atividades e também a querer ter experiência proposta pela língua. Estou muito grato pela oportunidade e pela ajuda que recebi". O estudante afirmou ainda que espera participar de outras olimpíadas.

Ao parabenizar docentes e estudantes, Valdemir Chaves, diretor-geral do campus, salienta que as olimpíadas do conhecimento são importantes ferramentas para descobrir e lapidar talentos nas mais variadas áreas. "Certamente esta edição da Olimpíada de Inglês não será a última, e os estudantes, com o incentivo e orientação da professora Carla Real e do professor Jaildo Pinto voarão cada vez mais alto. Esta primeira participação, em um contexto tão complexo, foi muito exitosa, todos os envolvidos estão de parabéns", felicitou o gestor.

Os quatro estudantes melhor classificados ganharam livros sobre a língua inglesa ofertados pelos professores da disciplina e pela gestão do campus. Por conta das restrições sanitárias em vigor, não houve uma cerimônia de premiação.

Organizada pelo ChatClass e pelo Escritório Regional de Língua Inglesa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos (Relo), a Olimpíada é um concurso cultural que estimula a aprendizagem e interatividade dos alunos para promover a democratização do Inglês no Brasil e o ensino do idioma entre estudantes e professores, de escolas públicas e particulares.