Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Estudante realiza campanha para custear participação em evento esportivo

Estudante realiza campanha para custear participação em evento esportivo

por Adriana Cirqueira publicado: 25/02/2019 11h55, última modificação: 16/10/2023 10h58

Estudante do 3º ano B de Agropecuária do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba, o judoca João Vitor de Melo dos Santos, 17 anos, está organizando uma campanha de arrecadação de fundos para custear sua participação no Campeonato Brasileiro Regional de Judô, nos dias 28, 29 e 31 de março, na cidade de João Pessoa, Paraíba.

Judoca desde os 13 anos, João Vitor começou no esporte através do projeto Fenix, projeto social do professor Erick Maximiano, com o sensei Antonio Marcos. “Somos aproximadamente 100 alunos. Em setembro de 2018 fomos para a Escola de Judô Semel, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Campo Alegre, acompanhando o sensei”, explicou, complementando que neste grupo, dez judocas se destacam em diversas competições.

João Vitor mora com os pais e tem 3 irmãos. Por residir em Campo Alegre, o estudante mora na residência estudantil do campus. O estudante conta que, no início, seus pais eram contrários a sua atuação no judô, pois tinham medo das contusões e consideravam o esporte muito caro, principalmente as inscrições para os torneios e competições e as viagens. “Hoje se orgulham e me apoiam no que podem. Treino três dias na semana, de manhã e à tarde. Nunca tive patrocinador e para realizar as viagens sempre necessito de campanhas com familiares, amigos, políticos e comerciantes de Campo Alegre”, pontua o jovem.

Com uma trajetória de dificuldades, resistência e vitórias, João Vitor, participou, com destaque, de diversas competições. Com apenas quatro meses no esporte ganhou a primeira medalha: o bronze no Campeonato Estadual de Judô de 2015 na categoria sub 15 até 53 quilos. Depois foram mais de 50 medalhas, sendo a última e a mais importante a de vice campeão do Brasileiro Escolar: uma medalha de prata obtida em Natal, no Rio Grande do Norte, representando o Ifal Campus Satuba no ano passado.

Principais conquistas:

2015: Jogos escolares de Alagoas JEAL – Campeão; 7º melhor judoca brasileiro no ranking;

2016: Campeão do Open Sicred, Campeão da Copa Aracajú

2017: Bi-campeão do Open Sicred; Campeão da Copa Aracajú

2018: Vice-campeão brasileiro regional; 3º melhor do brasileiro regional, 5º no brasileiro nacional e vice-campeão do brasileiro estudantil

Nesses quatro anos, João Vitor foi sete vezes campeão do Campeonato Estadual de Judô