Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Estudante italiana inicia intercâmbio cultural no Ifal Campus Satuba

Estudante italiana inicia intercâmbio cultural no Ifal Campus Satuba

A jovem frequenta as aulas do curso de Agroindústria
publicado: 29/08/2024 11h42, última modificação: 03/09/2024 10h37

Por Lívia Muniz - estagiária de Jornalismo

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Satuba recebeu, neste mês de agosto para um intercâmbio cultural, a estudante italiana Emma Mozzani, de 16 anos O programa é fruto de uma parceria entre a Coordenação de Relações Internacionais do Ifal e a ONG AFS Intercultura Brasil, conhecida por promover trocas culturais entre jovens de diferentes países.

Emma, natural de Gragnano Trebbiense, na Itália, ficará no Brasil até dezembro de 2024, hospedada em Maceió com uma voluntária da AFS. Durante sua estadia, a estudante participará das aulas do 2º ano A de Agroindústria no Ifal Satuba, integrando-se tanto à rotina escolar quanto à cultura local. Ela conta com o apoio da estudante monitora Jéssica Almeida e da professora Dayanne Lima para facilitar sua adaptação e aprendizado.

O principal objetivo do intercâmbio é permitir que Emma aprenda sobre a cultura e a língua portuguesa enquanto dá continuidade aos seus estudos. A jovem deve frequentar todas as disciplinas da formação geral e terá a opção de participar dos componentes curriculares técnicos de Agroindústria.

A estudante italiana sempre quis participar de um intercâmbio e ao conhecer as opções ofertadas pela AFS, decidiu que o Brasil era a melhor escolha por considerar as pessoas mais acolhedoras. "Eu queria fazer esse programa há muito tempo", comentou. Ela está ansiosa para aprender sobre a culinária local e o cinema brasileiro, e acredita que sua vinda ao Brasil será "Uma experiência magnífica que vai me mudar como pessoa.”

Selma Bezerra, coordenadora de Relações Internacionais do Ifal, destacou a importância do intercâmbio para toda a comunidade escolar: “Meu desejo é que toda a comunidade escolar possa viver experiências novas, aprender costumes de outros povos e compartilhar nossa cultura, valores e conhecimentos, fazendo dessa oportunidade um momento de crescimento mútuo.” Ela agradeceu o apoio do Campus Satuba e enfatizou a parceria com a AFS, que tem um papel fundamental na seleção da família anfitriã, na escolha da escola e no acompanhamento emocional e pessoal da estudante.

A coordenadora também ressaltou o papel da ONG AFS Intercultura Brasil no suporte aos intercambistas. “A ONG AFS tem o papel de acompanhar a estudante com suas questões pessoais, fornecendo apoio emocional e acompanhando seu desenvolvimento como um todo. O AFS também fica responsável pelo transporte e por escolher uma família e a escola que recebe a estudante”, explicou.

*sob a orientação da jornalista Adriana Cirqueira