Notícias
Estudante do Ifal Satuba é selecionada para o programa nacional “Mulheres na Ciência e Inovação”
A estudante Nayra Vanessa da Silva, do curso superior de Tecnologia em Laticínios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba, foi selecionada para participar da 7ª edição do programa “Mulheres na Ciência e Inovação”, iniciativa voltada ao fortalecimento da presença feminina nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Nesta edição, foram oferecidas 50 vagas distribuídas entre todas as regiões do país, sendo apenas dez destinadas à região Nordeste. A seleção ocorreu a partir do envio de um relato sobre o desenvolvimento de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Desenvolvimento de gelato com biomassa de banana-verde e coco: análise sensorial e adequação da estrutura física de gelaterias de Maceió à legislação vigente”, sob orientação das professoras Ágda Christiane Barros (orientadora) e Ariadne Aguiar Vitório (coorientadora).
De acordo com a professora Ágda Barros, a estudante elaborou um relato sobre o desenvolvimento do seu TCC intitulado “Desenvolvimento de Gelato de Biomassa de Banana Verde e Coco, o que foi suficiente para sua seleção. “O
relato do projeto serviu como base para sua aprovação no programa, o que representa um reconhecimento importante do potencial científico e criativo da estudante”, destacou a docente. Ágda pontuou ainda que Nayra, concluinte do CSTL, "sempre foi muito dedicada aos estudos e à pesquisa. Esse evento é mais uma oportunidade de crescimento na sua formação acadêmica".
Nayra expressou sua alegria e gratidão por ter sido selecionada para a 7ª edição do programa Mulheres na Ciência e Inovação. "Essa conquista representa o reconhecimento do meu compromisso com a pesquisa e a ciência, além de uma oportunidade valiosa de aprimoramento e troca de experiências com outras pesquisadoras do país. É uma honra fazer parte dessa iniciativa que incentiva o protagonismo feminino na ciência e na tecnologia”, pontuou a estudante.
Os encontros do programa ocorrerão de forma síncrona e online, aos sábados, das 9h às 13h, com carga horária total de 24 horas. As atividades estão previstas para os dias 04, 11, 18 e 25 de outubro, e 01 e 15 de novembro de 2025. Durante esse período, as participantes terão acesso a palestras e oficinas sobre temas como empreendedorismo, inovação, liderança, autoconfiança, gênero, ciência e captação de recursos.
Concebido pelo British Council em parceria com o Museu do Amanhã, o programa é voltado a pesquisadoras do ensino superior e da pós-graduação de todo o Brasil. Desde sua criação, em 2019, mais de 500 participantes já integraram as formações oferecidas. O projeto tem como propósito fortalecer as capacidades das pesquisadoras brasileiras nas áreas de inovação, empreendedorismo, gênero e ciência, ampliando as oportunidades de desenvolvimento de carreira tanto no meio acadêmico quanto no mercado de trabalho. Além disso, incentiva a formação de redes de cooperação que estimulem o crescimento coletivo das mulheres na ciência.
O evento não será aberto ao público, sendo restrito às pesquisadoras selecionadas em todo o Brasil.