Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Estão abertos os períodos para renovação, rematrícula e reabertura de matrícula

Estão abertos os períodos para renovação, rematrícula e reabertura de matrícula

Todos/as os/as estudantes do campus devem renovar sua matrícula
publicado: 26/03/2024 08h41, última modificação: 26/03/2024 09h16

Está aberto até o dia 28 de março o período de renovação de matrícula para os/as estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba. Já o prazo para rematrícula e reabertura de matrícula segue até dia 10 de abril. Confira a seguir a como proceder.

Renovação de matrícula

Quem deve realizar?

A renovação de matrícula deverá ser feita pelos estudantes que já estão matriculados no semestre mais recente (2023.2) para dar continuidade a seus estudos no semestre 2024.1.

Os/As estudantes dos cursos integrados seguem um calendário letivo acadêmico anual, portanto, só precisam realizar a renovação uma vez por ano. Já os estudantes dos cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), curso técnico subsequente em Agropecuária (CTA) e curso superior de Tecnologia em Laticínios seguem um calendário letivo semestral e, portanto, deverão renovar sua matrícula novamente no segundo semestre (2024.2), quando for aberto o período de renovação.

A renovação da matrícula é obrigatória inclusive para os estudantes que finalizaram o último período e devem manter o vínculo durante a Prática Profissional.

Como renovar minha matrícula?

O procedimento para renovação de matrícula está disponível através dos formulários abaixo:

Agroindústria (integrado)

Agropecuária (integrado)

Agropecuária (subsequente)

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A exceção é o curso de Tecnologia em Laticínios. Neste caso, os estudantes devem acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e realizar a matrícula nas disciplinas que vão cursar neste semestre letivo.

O preenchimento dos formulários do Google deve ser realizado com seus e-mails institucionais, que funcionam como a identidade do estudante na instituição. É importante que abram seus e-mails com seus logins e senhas antes de clicarem no link do Google Formulários, que será disponibilizado também nos grupos de Whatsapp.

O/a responsável legal deve acompanhar o/a estudante menor de 18 anos durante o procedimento.

Rematrícula e reabertura de matrícula

Quem pode realizar?

A rematrícula e a reabertura de matrícula poderão ser feitas por estudantes que tiveram suas matrículas trancadas ou canceladas e desejam voltar a estudar.

Como proceder?

É necessário abrir um processo eletrônico com a solicitação. Para isso, siga os passos a seguir até o dia 10 de abril:

Imprima o requerimento (baixe aqui, em PDF ou texto editável);

Preencha-o com os dados pessoais e gerais solicitados (marque uma das opções - em caso de dúdida entrte em contato com a CRA), assine à mão e ponha a data;

Digitalize o requerimento devidamente preenchido, bem como o documento de identificação com foto (por exemplo: carteira de identidade - RG - ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH);

Encaminhe o requerimento e os documentos para o e-mail gabinete.satuba@ifal.edu.br, inserindo no campo do “assunto” : REABERTURA / NOME DO ALUNO / CURSO ou REMATRÍCULA / NOME DO ALUNO / CURSO, de acordo com o seu caso.

Para maiores informações entre em contato com a Secretaria:

Coordenação de Registro Acadêmico (CRA - Secretaria)
☎️ Telefones: (82) 2126-6506 / 2126-6508
📱 Whatsapp: (82) 98133-1841