Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Estão abertas as inscrições para os PBE e Pipad do Ifal Campus Satuba

Estão abertas as inscrições para os PBE e Pipad do Ifal Campus Satuba

A/os estudantes devem preencher o formulário de inscrição no período de 16 a 22 de agosto
por Adriana Cirqueira publicado: 16/08/2023 09h46, última modificação: 16/10/2023 10h59

O Departamento de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba publicou, na manhã desta quarta-feira (16) o Edital Unificado - Nº 04/2023/DAE - IFAL CAMPUS SATUBA com a abertura de inscrições para o ingresso nos seguintes  Programas de Assistência Estudantil: Programa de Bolsa de Estudos (PBE) e Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad).

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculadas/os no campus Satuba, prioritariamente com renda per capita de até um salário-mínimo e meio vigente e que atendam as condições previstas no edital. Conforme estabelece o edital, é necessário que a/o estudante esteja vinculado como voluntário em projetos de ensino, pesquisa ou extensão para concorrer ao PBE e, para concorrer ao Pipad, ter sido pré-selecionada/o pelos/as professores/as de Artes ou Educação Física.

As inscrições devem ser realizadas através do preenchimento de um formulário eletrônico e anexação da documentação exigida. Estão sendo oferecidas 10 vagas para o PBE e 12 para o Pipad, sendo 4 para Artes e 8 para Esporte. O valor do auxílio é de R$200,00.

Para participar da seleção a/o estudante deverá ter cadastro homologado no Serviço Social. Caso a/o estudante ainda não tenha cadastro deverá procurar o Setor de Serviço Social para realiza-lo até o dia 22 de agosto, prazo final das inscrições. O resultado preliminar está previsto para o dia 29 de agosto.

Edital Unificado - Nº 04/2023/DAE - IFAL CAMPUS SATUBA

Os programas

PROGRAMA BOLSA DE ESTUDO (PBE): Este programa tem como objetivo incentivar a participação de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Instituição na condição de colaborador/a.

PROGRAMA DE INCENTIVO ÀS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DESPORTIVAS (PIPAD): Este programa se caracteriza pela transferência de recursos financeiros, por meio de bolsa, que possibilita aos/às estudantes o despertar para as experiências artísticas ou desportivas, que possam proporcionar o reconhecimento de habilidades nas diversas linguagens artísticas (artes visuais, dança, música ou teatro) e em modalidades desportivas. Tem como objetivo promover o protagonismo estudantil, práticas de socialização, boas condutas, trabalho em equipe, motivação e cidadania, mediante incentivos para treinamentos, cursos e/ou oficinas complementares à
formação acadêmica.

Maiores informações:

Departamento de Assistência Estudantil - DAE
☎️ Telefones: (82) 2126-6566 / 2126-6570
📧 E-mail:
🕑 Atendimento: segunda à sexta-feira das 8h às 18h
🚩 Localização: Prédio da Assistência Estudantil, próximo ao Bloco C (de salas de aula)
Saiba mais sobre a Assistência Estudantil do Campus Satuba