Notícias
Espaço 4.0: Ifal Satuba certifica três novas turmas em Impressão 3D e Corte a Laser
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba realizu, na tarde desta terça-feira (23), a conclusão de mais uma etapa de formação tecnológica no Espaço 4.0. Ao todo, três turmas finalizaram o curso de Impressão 3D e Corte a Laser, que capacitou estudantes para o domínio de ferramentas de modelagem e confecção de objetos em duas e três dimensões (2D e 3D).
De acordo com o servidor Paulo Casado, coordenador dos Espaços Inovadores do Ifal Campus Satuba, as tecnologias de impressão 3D e corte a laser passam por um processo de popularização semelhante ao que ocorreu com os computadores pessoais na década de 70. Antes restritos a grandes indústrias devido ao alto custo e tamanho robusto, esses equipamentos tornaram-se mais acessíveis, compactos e eficientes.
Paulo relatou ainda que "a precisão no acabamento e a rapidez na produção de peças atraem não apenas entusiastas da tecnologia, mas também novos empreendedores. A facilidade de acesso a essas máquinas permite que a classe média e pequenos produtores desenvolvam soluções personalizadas, desde ferramentas inovadoras até objetos de design".
A proposta vai além do ensino técnico: trata-se da descentralização da produção. Paulo analisou que, assim como a internet permitiu que pequenos produtores de mídia competissem com grandes emissoras, a Indústria 4.0 permite que o cidadão crie seus próprios produtos. “Hoje podemos elaborar um protótipo de um robô, uma ferramenta inovadora ou um objeto de ornamentação em casa. Meu trabalho como coordenador é mostrar para nossos estudantes o poder que eles têm em suas mãos”, completou.
Para os estudantes participantes, o curso abre portas para o futuro profissional. Um dos concluintes, Pedro Henrique da Silva Lima, aluno da Escola Estadual Professor Manoel Gentil do Vale Bentes, relatou que o aprendizado despertou o
desejo de empreender. "Depois do curso, passei a ter interesse em adquirir uma impressora 3D. Já conversei com a minha mãe com relação a isto", afirmou o estudante.
As atividades, que somaram 30 horas de carga horária, foram conduzidas pelos instrutores Paulo Casado e Ícaro Ferreira. O encerramento ocorreu entre os dias 22 e 23 de dezembro com a entrega dos certificados aos estudantes participantes.