Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Espaço 4.0 do Campus Satuba encerra curso de Robótica com foco em inovação e tecnologia
conteúdo

Notícias

Espaço 4.0 do Campus Satuba encerra curso de Robótica com foco em inovação e tecnologia

Estudantes aprenderam a desenvolver projetos utilizando a plataforma Arduino
por Adriana Cirqueira publicado: 19/12/2025 12h12, última modificação: 19/12/2025 14h17

Na tarde desta quinta-feira, 18 de dezembro, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba celebrou a conclusão de mais uma etapa de capacitação tecnológica em seu Espaço 4.0. Foi finalizado o curso de Robótica, que proporcionou aos estudantes uma imersão prática no universo da prototipagem eletrônica e da cultura maker.

Iniciado em 06 de novembro, o curso teve uma carga horária total de 30 horas. Durante as aulas, os/as participantes exploraram conceitos fundamentais de robótica utilizando a plataforma Arduino — um sistema de hardware e software de código aberto amplamente utilizado para criação de protótipos eletrônicos.

De acordo com o servidor Paulo Casado, instrutor e atual coordenador do Espaço 4.0, como projeto final, os/as estudantes aplicaram o conhecimento adquirido no desenvolvimento de um carrinho de controle remoto. O dispositivo é operado via celular (bluetooth) e conta com funções integradas como acionamento de faróis, buzina e controle total de movimentação das rodas.

O curso foi ministrado pelo coordenador e, segundo ele, o encerramento desta turma é o início de um ciclo de formação mais amplo. "O intuito é especializar equipes capazes de desenvolver projetos que possam contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias", afirmou Paulo.

Certificação (1).pngPaulo informou ainda que os planos para os Espaços Inovadores incluem a abertura de novas turmas introdutórias e a viabilização de cursos avançados para os/as estudantes' que já concluíram a etapa inicial, consolidando o campus como um polo de desenvolvimento tecnológico regional.

Para a estudante Maria Bianca Borges dos Santos, aluna do 1°ano E, do curso de Agropecuária comentou que sempre teve vontade de fazer robótica, mas nunca teve oportunidade. "Logo que vi que iria começar esse curso, me inscrevi logo de imediato, e não me arrependo nenhum pouco, foi uma experiência muito incrível, aprendi muitas coisas novas e a ideia de criar um carro, com buzina, farol e etc, e vê-lo funcionando foi uma sensação muito boa, em vê que tudo deu certo. tudo foi muito gratificante",  afirmou a estudante.

Ao final deste último encontro, que contou com a presença da diretora-geral do campus, Uilliane Faustino, os/as participantes do curso receberam um certificado de conclusão.

Sobre o Espaço 4.0

O projeto é fruto de uma parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, através da Secretaria Nacional da Juventude. Inspirado nos FabLabs do MIT (Massachusetts Institute of Technology), o laboratório funciona em contêineres customizados e equipados com tecnologia de ponta, incluindo: impressoras 3D e drones; painéis solares e kits de Internet das Coisas (IoT); e recursos voltados para a Indústria 4.0.

O ambiente promove a pedagogia maker (mão na massa), incentivando estudantes e profissionais a buscarem soluções para problemas reais da comunidade e da indústria, fomentando o empreendedorismo e a inovação em múltiplos territórios.