Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Encontro Pedagógico de 2019 discute a educação profissional e tecnológica no Campus Satuba

por Adriana Cirqueira publicado: 28/03/2019 12h30, última modificação: 16/10/2023 10h58

Com o tema “Os desafios da Educação Profissional nos Institutos Federais e as implicações da reforma no ensino médio e da BNCC”, o Encontro Pedagógico Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba de 2019 foi aberto na manhã desta quinta-feira (28) no auditório do campus.

Anselmo Lucio Arroucha Santos, diretor-geral, fez as boas vindas e enalteceu a disponibilidade e o compromisso dos servidores presentes e dos que trabalham pelo crescimento e fortalecimento do campus. “Agradeço a todos que se empenham na construção de um campus melhor, capaz de servir a sociedade com a oferta de uma educação de qualidade. Agradeço a equipe de gestão e aos servidores que, de uma forma ou de outra, sempre fizeram a diferença nos diversos desafios enfrentados”, pontuou.

Convidado por Anselmo a participar da abertura do evento, Valdemir Chaves, eleito diretor geral nas últimas eleições, falou sobre os desafios que se apresentam à nova gestão e aos servidores de forma geral. “Será necessário muito estudo, disposição e diálogo para que possamos enfrentar os desafios e demandas que já estão postas e as que estão por vir. Gostaria de destacar que esta fase de transição está acontecendo que maneira calma, transparente e respeitosa, baseada no diálogo franco e democrático”, ressaltou Valdemir.

Segundo Auxiliadora Pacheco Baraldi, diretora de ensino do campus, os encontros pedagógicos são importantes estratégias de planejamento e reflexão para as ações de ensino. Em sua fala de abertura, Auxiliadora apresentou a programação e agradeceu a disponibilidade dos presentes em colaborar com a presença e aproveitou para falar sobre seu tempo a frente da diretoria de ensino. “Para que eu pudesse dar minha contribuição, precisei do suporte de muitos amigos, aos quais faço questão de agradecer. Me coloco a disposição para trabalhar pelo crescimento da escola, como sempre fiz e continuarei a fazer, em qualquer espaço”, finalizou a diretora de ensino.

A palestra de abertura foi proferida por Fabiano Duarte Machado, professor do campus Marechal Deodoro. Com o tema “Contexto histórico-político da educação profissional”, Fabiano realizou um resgate da história da educação técnica e profissional brasileira, desde as particularidades do desenvolvimento econômico do Brasil Colonial e escravocrata, atravessando todas as fases históricas, com seus respectivos desdobramentos econômicos e educacionais, até chegar no contexto atual, com as discussões relativas a reforma do ensino médio e seus reflexos nos institutos federais. Após a palestra os professores e técnicos presentes puderam tecer seus comentários e apresentar questionamentos ao palestrante.

O encontro continua na sexta-feira (29) com discussões sobre a reestruturação dos cursos nos institutos federais. A primeira atividade será a palestra “Reforma do ensino médio e as práticas educativas”, com Maria Cledilma Ferreira da Silva, chefe do departamento de Educação Superior (Degrad). Depois Maria Verônica de M. Lopes, chefe do departamento de Articulação Pedagógica (DAP) abordará “O processo de reestruturação no Ifal”.