Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba discute meio ambiente e sustentabilidade

Ifal Satuba discute meio ambiente e sustentabilidade

O sábado letivo temático integra as atividades da Semana Nacional do Meio Ambiente no campus

por Adriana Cirqueira publicado: 05/06/2017 11h21, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Plantas irrigadas - material reciclado

Plantas irrigadas - material reciclado

Em comemoração a Semana do Nacional do Meio Ambiente, o Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba organizou seu terceiro sábado letivo (2), abordando as temáticas da sustentabilidade e da importância da preservação do meio ambiente. Novamente reunidos no Espaço Multieventos, alunos e servidores do campus participaram das atividades preparadas pelos alunos e organizadores do evento.

Já na entrada do espaço Multieventos, a faixa “Salve o planeta, transforme o lixo em utilidades”, produzida pelos próprios alunos recepcionava os participantes e os convidava a refletir sobre a responsabilidade de cada um na preservação dos recursos naturais do planeta, na reutilização de materiais descartados e na diminuição do lixo. Ao lado estavam expostas bolsas feitas de lona de banneres e faixas antigas do campus que seriam descartadas.

O evento foi aberto com a apresentação do “Artebatuque”, grupo de alunos que faz música a partir de copos. Os alunos dos 1º anos, sob a coordenação das professoras de arte, realizam jograis sobre a importância da água. Após as apresentações culturais, as 18 turmas do ensino médio técnico integrado (Agropeuária e Agroindústria) e do técnico subsequente em Agropecuária (CTA) apresentaram projetos ligados a reciclagem, meio ambiente e sustentabilidade.

Cada uma das turmas preparou pelos menos uma peça fabricada com algum material que seria descartado como lixo. Foram apresentados diversos produtos como brinquedos, vasos, potes, jogos, vassouras, pufs, porta joias, porta-retratos, entre outros, feitos a partir de garrafas pet e embalagens de leite e suco (tipo tetrapack), papelão, folhas de revistas e jornais, madeira, plástico, etc. Também foram expostos jardins suspensos e hortas em recipientes feitos com garrafa pet e desenvolvidos para preservar a água e manter a terra úmida, além de artefatos eletrônicos e mecânicos, como um carregador de celular movido a energia eólica.

Além dos trabalhos desenvolvidos pelas turmas, os alunos de Projeto Alternativos fizeram uma breve explanação sobre suas atividades: estudo das propriedades do coentro, fabricação de sabão, estudo e fabricação de biodiesel e estudo das propriedades da citronela e fabricação de repelente a partir da planta.

O coordenador de comunicação e eventos do campus, Ademilson Galdino, apresentou as 15 fotos melhores classificadas no 1° Concurso de Fotografia Ambiental do Campus Satuba - que estão expostas no mural da entrada do prédio da secretaria. As três primeiras colocadas, além de participarem da exposição, receberam medalhas. A primeira colocada foi a professora Ariadne Aguiar, com a fotografia intitulada “(En)cantos da passarada”, em segundo lugar ficou a aluna do 2° ano B de Agropecuária Erica Vanessa dos Santos, com a foto “Profusão de formas de vida” e em terceiro, o estudante Davi Martins do 2º ano A de Agropecuária com a fotografia “Crie, refaça, fotografe!”.

A última atividade do dia foi o plantio de mudas em 14 áreas de circulação do campus. Sob a orientação de servidores os alunos, divididos em grupos, fizeram o coroamento e elevação de terra ao redor da muda, colocaram o composto e realizaram o plantio das mudas. Os grupos “apadrinharam” as mudas e poderão observar e colaborar com o crescimento e desenvolvimento das árvores.

Gabriela Ferreira de Lima, 16 anos e Victor Oliveira, da mesma idade, estudantes do 2º ano C de Agropecuária, fizeram parte do grupo 11, que plantou mudas de pau-brasil na área próxima ao espaço Multieventos. Ambos consideram importante o plantio e afirmaram ser ainda mais importante o acompanhamento e a responsabilidade compartilhada do cuidado pelas áreas verdes do campus. “É uma experiência gratificante, principalmente por estarmos plantando enquanto muitos desmatam”, analisou Gabriela. Para Victor, o fato do Ifal Satuba ser uma escola agrotécnica torna a responsabilidade ainda maior. “Temos que dar o exemplo: plantar, cuidar, disseminar a prática. Plantar árvores contribui para a purificação do ar, qualidade da água, evita a erosão do solo, além de fornecer sombra”, explicou o estudante.

Segundo Francisco Rafael da Silva Pereira, professor das disciplinas Gestão e Planejamento Agropecuário e Produção Vegetal e chefe do Departamento de Gestão Agropecuária (DGA), foram plantadas 60 mudas de várias espécies como a barriguda, pinha, acerola, jambo, ipê branco, ipê rosa, algodão da praia, lanterneira, pau brasil e pata de vaca.

A Semana Nacional do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

Fotos vencedores do concurso

1º lugar "(En)cantos da passarada"

2º lugar “Profusão de formas de vida”

3° lugar “Crie, refaça, fotografe!”