Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Educatando participa de ato de fundação de associação de catadores

Educatando participa de ato de fundação de associação de catadores

A Associação de Catadores e Artesãos de Satuba Alagoas (Acasa) inicia suas atividades dia 1 de junho
por Adriana Cirqueira publicado: 20/05/2022 14h19, última modificação: 16/10/2023 10h59
Educatando na cerimônia de assinatura de ata de criação a Acasa e entrega de Epis

Iniciado em 2018, sempre na busca de valorizar e apoiar o trabalho realizado pelos catadores de resíduos sólidos no município de Satuba, representantes do projeto de extensão “Educatando: Um projeto socioambiental com os catadores de resíduos de Satuba/AL” do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba, participaram nesta quinta-feira (19) da cerimônia de assinatura da ata de fundação da Associação de Catadores e Artesãos de Satuba Alagoas (Acasa).

Coordenado pelo professor Marcelo Lima Verde, o Educatando vem realizando ações educativas com palestras nas escolas e panfletagem nas ruas de Satuba, em parceria com os párocos da igreja Nossa Senhora da Guia e com a prefeitura do município.

Desde o início do projeto de extensão, os catadores realizavam a coleta seletiva, transportavam o material para Campus, onde o projeto disponibilizou um espaço provisório com uma prensa e uma balança, e realizavam a triagem, a classificação e a prensagem do material coletado.

Marcelo explica que os principais objetivos do projeto de extensão são a inclusão e a valorização do trabalho dos catadores de resíduos sólidos do município de Satuba e o incentivo à atividade da coleta seletiva e à proteção ao meio ambiente.

Além da renda gerada para as famílias dos catadores, o incentivo à economia solidária e à consciência ambiental, a coleta seletiva diminui a quantidade de lixo descartado na coleta comum, gerando uma economia para a gestão municipal.

A atividade dos catadores pela recém criada associação terá início no próximo 1º de junho e será precedido de um trabalho educativo do projeto Educatando, nas escolas e nas ruas.

A implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e deve constar em seus planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios, conforme preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10).