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Docente do Ifal Satuba apresenta trabalho sobre Relações Étnico-Raciais em evento regional

O Congresso de Pesquisadores/as Negros/as (Copene) – Região Nordeste ocorreu em Salvador
por Adriana Cirqueira publicado: 13/11/2025 13h18, última modificação: 13/11/2025 13h18

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba esteve representado no Congresso de Pesquisadores/as Negros/as (Copene) – Região Nordeste. Importante palco para o debate regional sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), contou com a participação de um dos professores do campus: Luiz Domingos do Nascimento Neto.

Organizado pelas Associação de Pesquisadores/as Negros/as da Bahia (APNB), Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), o evento aconteceu no período de 03 e 07 de novembro de 2025, no Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, e teve como tema: Malês 190 anos: Legado ancestral e continuidade das lutas.

Docente de História e integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), o professor Luiz Domingos apresentou seu trabalho em um simpósio que reuniu especialistas em formação de professores e gestores escolares para discutir a ERER. O estudo apresentado é uma análise documental focada no curso de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EaD) do Ifal. Utilizando o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), relatórios e outros documentos institucionais, em diálogo com a bibliografia especializada, Luiz realizou um levantamento inicial sobre a inserção da Educação das Relações Étnico-Raciais na estrutura curricular do curso.

O objetivo central da pesquisa é provocar um debate interno, buscando a atualização dos instrumentos normativos do curso de Pedagogia EaD e garantir a efetivação e a permanência da discussão sobre as relações étnico-raciais em toda a trajetória de formação dos/as futuros/as pedagogos/as.  "Este trabalho representa a etapa inicial de uma pesquisa mais ampla, que terá continuidade por meio de estudos junto aos/às estudantes do curso. O foco será estabelecer uma interface entre o levantamento documental e as práticas exitosas em ERER que vêm sendo desenvolvidas de forma autônoma por professores formadores dos pólos de oferta do curso," afirmou o professor Luiz Domingos.

A iniciativa reforça o compromisso do professor, do Neabi e do Ifal com a promoção da equidade racial e com a formação de profissionais conscientes e engajados/as. O trabalho está alinhado com as diretrizes das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo escolar.

 

Por um curso de Pedagogia engajado - Luiz Domingos dos Nascimento Neto