Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Docente do Ifal lança livro sobre ensino híbrido em Congresso Internacional de Educação a Distância

Participação foi financiada com recursos da instituição
publicado: 24/10/2023 08h08, última modificação: 24/10/2023 08h13

Por Lívia Muniz, estagiária de Jornalismo*

O professor do Campus Satuba, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Hugo Brandão, participou da 28ª edição do  Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), que ocorreu nos dias 15 a 18 de outubro, no Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo retomar a discussão sobre a abrangência e diversidade que a hibridização ganhou na sociedade, a partir da experiência vivenciada ao longo da pandemia.

Na ocasião, o docente lançou o livro "Problematizando o Ensino Híbrido", de sua autoria, no qual investiga e aborda criticamente as transformações causadas pela modalidade do ensino  híbrido,  também conhecido como blended-learning. A obra é fruto das pesquisas de Hugo como docente efetivo do Ifal e foi desenvolvida durante o seu afastamento para qualificação (doutorado).

"Esse trabalho é o resultado de intensas pesquisas que tenho conduzido com foco no aproveitamento de novas tecnologias, no contexto pedagógico no Ifal. Tal obra foi escrita no contexto de pandemia, quando estávamos vivenciando, infelizmente, mas por motivos de força maior, o ensino remoto", recordou o professor.

O docente aproveitou a oportunidade para reforçar seu entusiasmo  em  participar do congresso, uma vez que pôde enriquecer seu repertório intelectual em sua área de pesquisa.  Sua participação foi financiada com fundos do Instituto.

"Foi uma oportunidade ímpar para mergulhar de cabeça nessa nova abordagem de ensino, que combina elementos presenciais e virtuais de maneira inovadora. Destaco que essa experiência que tive no Congresso foi enriquecedora não apenas para meu próprio desenvolvimento, mas também para aprimorar nossa abordagem educacional e fomentar diálogos construtivos sobre essa instigante e necessária transformação educacional," enfatizou Hugo.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista