Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Do Campo para o Campus: Ifal Satuba realiza sua 2ª Feira da Agricultura Familiar

Na ocasião, foi assinado acordo de cooperação técnica que permite que estudantes do Ifal possam estagiar na Fetag e em sindicatos filiados
publicado: 18/12/2023 16h28, última modificação: 18/12/2023 16h28

Lívia Muniz  - estagiária de jornalismo*

Na última quarta-feira (13), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba sediou a 2º Feira da Agricultura Familiar “Do Campo para o Campus”. O evento aberto ao público reuniu servidores, estudantes, agricultores e a comunidade de Satuba em uma programação especial que envolveu oficinas, palestras, apresentações culturais e a comercialização de produtos e alimentos orgânicos, produzidos por agricultores familiares de diversos municípios de Alagoas.

Este ano, o evento também promoveu a realização do 1° Encontro dos Núcleos de Economia Solidária do Ifal, com rodas de discussão abordando as potencialidades da Economia Solidária, visando o fortalecimento dos Núcleos no instituto e a interação com a comunidade externa.

Além das apresentações culturais, realizadas por servidores e estudantes, a feira contou com a participação de artesãos de Satuba comercializando seus produtos. O evento também contou com estandes do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e do Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro e Indígena (Neabi) do Ifal Satuba. O curso Superior de Tecnologia em Laticínios também promoveu uma exposição e degustação de produtos lácteos em seu estande.

A Feira da Agricultura Familiar é resultado das atividades dos projetos de extensão: "InterAções com a Agricultura Familiar - Ifal e Feira da Agricultura Familiar (Fetag/AL)” e “Mulheres Empreendedoras da Agricultura Familiar", coordenados pela professora Tâmara Lúcia, com apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) do Ifal e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL).

Parceria

Estiveram presentes representantes da gestão do Ifal e da diretoria da Fetag. Um destaque da edição deste ano foi a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Fetag e o Ifal, de forma que estudantes de todo o instituto possam desenvolver estágios nesta entidade e nos seus sindicatos filiados.

Para Tâmara, a feira é um momento essencial para integração do Ifal com os agricultores e a comunidade externa. “Um momento de celebração, alegria e de comprar diretamente das mãos daqueles que produzem o nosso alimento”, ressaltou Tâmara. “São atividades como essas, de projetos de extensão, de fortalecimento da agricultura familiar, que são de grande importância, especialmente no Campus Satuba, que é referência em cursos da área agrícola”, expressou o pró-reitor de Extensão, Gilberto Gouveia. “Parabenizo a professora Tâmara, suas bolsistas, e a todos os servidores envolvidos neste grande evento, que fortalece cada vez mais a Extensão no Ifal”, concluiu.

*Sob supervisão de Pedro Barros.