Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Debate sobre extensão continua nas Rodas de Conversa do III Conac

Debate sobre extensão continua nas Rodas de Conversa do III Conac

por Adriana Cirqueira publicado: 27/09/2018 17h08, última modificação: 16/10/2023 10h58

Na quarta-feira (26) o campus participou de outras três RC: Educação, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Saúde e Esporte e Tecnologia e Produção. Na RC Educação foi a ação Oficinas pedagógicas de Matemática e Língua Portuguesa para alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Prof. José Remi de Lima da rede pública de ensino de Maceió; na RC Sustentabilidade e Meio Ambiente participaram as ações Educatando - um projeto com os catadores de lixo de Satuba -Al;  na RC Saúde e Esporte, a ação Equitação Infantil.

Na RC Tecnologia e Produção, todas as sete ações foram do campus Satuba: Verificação da Gestão de qualidade nas agroindústrias de laticínios associadas à Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Boas práticas para a contenção de vias de aplicação (injeção) em grandes animais, Horta orgânica comunitária: soberania alimentar e financeira aos colaboradores terceirizados do Ifal Campus Satuba, Milho hidropônico: difusão para a alimentação do rebanho leiteiro no período de estiagem, Produção de hortaliças em pequenos espaços: uma proposta pedagógica na educação infantil, Produção hidropônica de hortaliças em sistema alternativo de hidroponia como quebra de paradigma e aumento da qualidade de vida e independência financeira de famílias da Associação Comunitária de Moradores do povoado Funil e, Capacitação tecnológica básica do processamento de produtos lácteos.

Os projetos orientados pelo professor José Antonio da Silva Madalena e realizados pelos bolsistas e voluntários chamaram a atenção do mediador, Tiago Bento de Oliveira, professor de biologia do campus Maragogi,  pela contribuição social oportunizada às comunidades alvo dos projetos. Entre eles estava a ação apresentada pelo estudante Willians Quirino sobre a produção hidropônica de hortaliças em uma comunidade rural do povoado Funil, em Lagoa da Canoa, local de origem de Willians. Segundo o aluno, o objetivo do projeto foi capacitar e formar multiplicadores, além de auxiliar na obtenção de uma melhoria na qualidade de vida e na renda das famílias envolvidas.

Dois dos projetos foram desenvolvidos por professores e alunos do Curso Superior de Tecnologia e Laticínios e tiveram uma proposta mais voltada às áreas de tecnologia e gestão. A ação Verificação da Gestão de qualidade nas agroindústrias de laticínios associadas à Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), orientada pelo professor Orlando de Oliveira Silva e que teve como bolsista a estudante Ellida Kalline. Com um trabalho que em seus desdobramentos vislumbra novas possibilidades de atuação na área de laticínios aos egressos do curso, Ellida e Orlando foram parabenizados pelo mediador da RC e instigados a continuar o trabalho com um feedback aos laticínios participantes da ação,

A explanação sobre o projeto de Capacitação tecnológica básica do processamento de produtos lácteos, feita pelo bolsista Levi e orientada pela professora Ágda Farias de Barros também foi bastante elogiadas pelo mediador.  O projeto foi desenvolvido no campus e envolveu moradoras do município de Satuba. Durante os meses em que durou o treinamento os participantes puderam conhecer as questões relacionadas a manipulação adequada das matérias primas e o processamento de diversos produtos lácteos.

De acordo com o Tiago todas as ações extencionistas desenvolvidas no campus e apresentadas na roda de conversa foram importantes para um maior entendimento e um olhar mais profissional para as atividades dos setores atendidos.