Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > DAE promove momentos de reflexão entre estudantes concluintes do ensino médio
conteúdo

Notícias

DAE promove momentos de reflexão entre estudantes concluintes do ensino médio

Abordando futuro e memórias, as rodas de conversa exploraram perspectivas e experiências dos estudantes de Agropecuária e Agroindústria
publicado: 25/03/2024 16h27, última modificação: 25/03/2024 16h27
Livia Muniz - estagiária de Jornalismo*

Nas primeiras duas semanas de março, o Departamento de Assistência Estudantil (DAE) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba promoveu uma série de rodas de conversa com os estudantes dos terceiros anos de Agropecuária e Agroindústria. 

O objetivo da atividade foi discutir as perspectivas futuras dos/as alunos/as ao concluírem o curso, além de compartilhar memórias e experiências vivenciadas ao longo dos três anos de ensino médio na instituição. Realizadas nas próprias salas de aula, as atividades proporcionaram um espaço de reflexão e diálogo entre os estudantes. Richard Plácido, chefe do DAE, explicou que a ideia surgiu a partir da necessidade de acolher os/as estudantes que estão saindo da escola. 

“Todos os anos o DAE promove acolhimento para os estudantes que estão chegando no campus, mas não conseguíamos, muitas vezes, promover estratégias de acolhimento com os estudantes que estão concluindo o ensino médio. A ideia da roda de conversa surgiu a partir daí, de ouvi-los e ouvi-las, de restituir uma memória boa para elas/eles nesse período tão intenso que é o ensino médio e a adolescência”, explicou.

As rodas de conversa foram bem recebidas  por parte  dos/as alunos/as. “A maioria participou. Fizemos as rodas de conversa nas salas de aula. Conversaram bastante, se ouviram, se abraçaram e choraram. Quebraram um pouco com a ideia de turmas desunidas. E, ao menos, naquele momento estavam todas e todos conectadas/os”, concluiu Richard.

 

Departamento de Assistência Estudantil - DAE
☎️ Telefones: (82) 2126-6566 / 2126-6570
📧 E-mail: 
🕑 Atendimento: segunda à sexta-feira das 8h às 18h
🚩 Localização: Prédio da Assistência Estudantil, próximo ao Bloco C (de salas de aula)
Saiba mais sobre a Assistência Estudantil do Campus Satuba

 

*Sob a orientação de Adriana Cirqueira Freire