Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal ofertará o curso técnico subsequente de Agroindústria pelo Pronera

Ifal ofertará o curso técnico subsequente de Agroindústria pelo Pronera

O campus Satuba será pioneiro na oferta desta modalidade de ensino na instituição
publicado: 26/02/2024 12h28, última modificação: 27/02/2024 08h57

Lívia Muniz  - estagiária de jornalismo*

Foi aprovado no último dia 16,  em reunião com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Plano Pedagógico do Curso Técnico Subsequente em Agroindústria na modalidade de ensino do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A aprovação marca o pioneirismo do Campus Satuba, primeira unidade do Ifal a ofertar um curso técnico pelo Programa.

A previsão de duração do curso, na forma subsequente ao ensino médio, é de dezoito meses, podendo ser desenvolvido em dois anos em regime de alternância. Desta forma, será composto por tempos e espaços formativos na escola e na comunidade de origem dos/as estudantes.

O curso tem o objetivo de capacitar jovens e adultos/as beneficiários/as da política nacional de reforma agrária (assentados e quilombolas), se configurando, portanto, em um curso que visa à inclusão social e produtiva, e ao desenvolvimento social no campo com equidade.

“O Plano Pedagógico do Curso foi avaliado de forma positiva pelo Cepe, na reunião que tivemos no dia 16 de fevereiro. Os próximos passos para a execução do curso é a chegada dos recursos financeiros. Temos um cronograma para seguir, mas a ideia é começar em meados deste ano” explicou a professora e coordenadora do curso, Roberta Barbosa.

Uilliane Faustino, diretora geral do Ifal Satuba, expressou alegria após a aprovação do curso na modalidade Pronera. “Esta conquista representa um marco importante em nossa missão de promover a educação de qualidade e o desenvolvimento social.  Estamos empenhados em oferecer todo o suporte necessário para o sucesso deste curso. Parabéns a todos os envolvidos por esta conquista!", pontuou a DG.

Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) apresenta e apoia projetos de ensino voltados ao desenvolvimento das áreas de reforma agrária. Com cerca de 25 anos de existência, o Pronera tem como objetivo democratizar o acesso à educação pública de qualidade, nos vários níveis de ensino, para as populações do campo.

Executado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com instituições de ensino, governos estaduais e municipais e movimentos sociais e sindicais, o programa apresenta e apoia projetos de ensino voltados ao desenvolvimento das áreas de reforma agrária, com o intuito de fortalecer o mundo rural como território de vida em todas as suas dimensões: econômicas, sociais, ambientais, políticas, culturais e éticas.

Pronera - Projetos em Andamento

*Sob supervisão de Adriana Cirqueira Freire