Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Curso superior do Campus Satuba obtêm nota 4 em avaliação do MEC
conteúdo

Notícias

Curso superior do Campus Satuba obtêm nota 4 em avaliação do MEC

Curso Superior de Tecnologia em Laticínios é considerado "Muito Bom"

por Adriana Cirqueira publicado: 20/12/2017 17h18, última modificação: 16/10/2023 10h58
Alunas do curso superior de Tecnologia em Laticínios durante atividade no Laboratório de Análise Sensorial

Alunas do curso superior de Tecnologia em Laticínios durante atividade no Laboratório de Análise Sensorial

Após a visita da Comissão de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/Mec), o curso superior de Tecnologia em Laticínios, do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba, recebeu a renovação do reconhecimento, obtendo conceito 4, numa escala de 1 a 5. A avaliação aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro.

Foram avaliadas três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura. Dentro das dimensões são verificados diversos aspectos do curso, como contexto educacional, políticas institucionais, objetivos do curso, perfil profissional do egresso, entre outros. Diversos documentos como o Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico do Curso, Relatório de Autoavaliação Institucional e Diretrizes Curriculares Nacionais também são observados, além de entrevistas com professores e alunos.

O curso manteve a nota obtida na última avaliação. De acordo com o relatório de avaliação, na dimensão infraestrutura, destacaram-se os diversos laboratórios didáticos, tanto os gerais quanto os específicos: Física, Biologia e Microbiologia, Química e Físico-química, Análise Sensorial e Processamento de Produtos Lácteos - que se configuram como um ponto importante para uma boa avaliação. A dimensão corpo docente foi a melhor avaliada. Composto por cinco professores em regime de dedicação exclusiva, o curso conta com quatro doutores e um mestre: Wagner Wildey Silva de Melo, Ângela Froehlich, Cícero de Oliveira Costa, Rubem Ramos Rocha Filho e Paulo Felisberto da Rocha, coordenador do curso.

Para Anselmo Lucio Arroucha Santos, diretor geral do campus, o resultado da avaliação é reflexo da competência da equipe do curso de Tecnologia em Latícinios e do comprometimento da instituição. Temos um curso bem estruturado e de qualidade comprovada. Nossa equipe é capacitada e trabalha com empenho para que possamos ofertar o melhor aos alunos e à sociedade. Todos estão de parabéns, mas é importante destacar a atuação do professor Paulo Felisberto e da professora Auxiliadora Baraldi, diretora de ensino, que não mediram esforços para que o processo de renovação fosse bem sucedido", avaliou o diretor.


A Avaliação

Os cursos de educação superior ofertados pelas instituições de ensino precisam ser periodicamente avaliados. Existem três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento. O Curso Superior de Tecnologia em Laticínios do Campus Satuba foi autorizado em 2005, funciona desde 2006 e foi reconhecido em 2012.  A nota 4 obtida pelo curso equivale ao conceito "Muito Bom".

O processo de renovação acontece a cada cinco anos, quando uma comissão composta por dois avaliadores visita a instituição de ensino superior e avalia, in loco, as instalações físicas, o perfil do corpo docente e a organização didático-pedagógica.