Notícias
Curso superior do Campus Satuba obtêm nota 4 em avaliação do MEC
Curso Superior de Tecnologia em Laticínios é considerado "Muito Bom"
Após a visita da Comissão de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/Mec), o curso superior de Tecnologia em Laticínios, do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba, recebeu a renovação do reconhecimento, obtendo conceito 4, numa escala de 1 a 5. A avaliação aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro.
Foram avaliadas três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura. Dentro das dimensões são verificados diversos aspectos do curso, como contexto educacional, políticas institucionais, objetivos do curso, perfil profissional do egresso, entre outros. Diversos documentos como o Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico do Curso, Relatório de Autoavaliação Institucional e Diretrizes Curriculares Nacionais também são observados, além de entrevistas com professores e alunos.
O curso manteve a nota obtida na última avaliação. De acordo com o relatório de avaliação, na dimensão infraestrutura, destacaram-se os diversos laboratórios didáticos, tanto os gerais quanto os específicos: Física, Biologia e Microbiologia, Química e Físico-química, Análise Sensorial e Processamento de Produtos Lácteos - que se configuram como um ponto importante para uma boa avaliação. A dimensão corpo docente foi a melhor avaliada. Composto por cinco professores em regime de dedicação exclusiva, o curso conta com quatro doutores e um mestre: Wagner Wildey Silva de Melo, Ângela Froehlich, Cícero de Oliveira Costa, Rubem Ramos Rocha Filho e Paulo Felisberto da Rocha, coordenador do curso.
Para Anselmo Lucio Arroucha Santos, diretor geral do campus, o resultado da avaliação é reflexo da competência da equipe do curso de Tecnologia em Latícinios e do comprometimento da instituição. Temos um curso bem estruturado e de qualidade comprovada. Nossa equipe é capacitada e trabalha com empenho para que possamos ofertar o melhor aos alunos e à sociedade. Todos estão de parabéns, mas é importante destacar a atuação do professor Paulo Felisberto e da professora Auxiliadora Baraldi, diretora de ensino, que não mediram esforços para que o processo de renovação fosse bem sucedido", avaliou o diretor.
A Avaliação
Os cursos de educação superior ofertados pelas instituições de ensino precisam ser periodicamente avaliados. Existem três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento. O Curso Superior de Tecnologia em Laticínios do Campus Satuba foi autorizado em 2005, funciona desde 2006 e foi reconhecido em 2012. A nota 4 obtida pelo curso equivale ao conceito "Muito Bom".
O processo de renovação acontece a cada cinco anos, quando uma comissão composta por dois avaliadores visita a instituição de ensino superior e avalia, in loco, as instalações físicas, o perfil do corpo docente e a organização didático-pedagógica.