Notícias
Curso marca retorno da inseminação artificial de bovinos no Ifal Satuba
Nos dias 3 e 4 de dezembro, ocorreu o Curso de Inseminação Artificial do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba. A capacitação foi ministrada pelos médicos veterinários Jana Kelly dos Santos e Fernando Lino Bezerra e o professor de Zootecnia Paulo Antonio da Silva Junior.
O curso contou com 16 participantes dos cursos técnicos integrado e subsequente em Agropecuária. Além de conhecer a parte teórica, os alunos tiveram oportunidade de praticar a inseminação em três fases: a primeira utilizando um manequim, a segunda utilizando o sistema reprodutor real de vacas, a partir de peças anatômicas fornecidas pela Mafrial, e a terceira e última no próprio animal.
Antes da capacitação, que é uma prévia da Semana Agrotecnológica 2024, os bovinos do Campus já vinham sendo inseminados com parceria de Fernando, que é egresso do Campus. "Nós incluímos os estudantes nesse processo, mesmo sendo uma rotina interna, para que colaborasse com o seu aprendizado", explicou Gabriel Faustino, chefe do Departamento de Gestão Agropecuária (DGA).
A médica veterinária Jana Kelly explica que a inseminação artificial permite um melhoramento genético muito mais acelerado que os métodos naturais de reprodução e os animais inseminados este ano já representam um ganho genético de pelo menos 20 anos. "Estaremos finalizando 2024 com todos animais aptos do Campus sendo inseminados, inclusive os que foram protocolados para o curso. Os primeiros partos, frutos da inseminação artificial do início do ano, estão previstos já para este mês", contou.
Para o aluno Kauã Cícero, do terceiro ano, a capacitação aumenta suas chances de conquistar oportunidades no mercado de trabalho. "Pessoas que sabem fazer inseminação artificial são muito procuradas. Eu posso aplicar o que aprendi aqui, por exemplo, na fazenda do meu pai, que cria gado, ou em outras propriedades da região. Eu já tinha feito o curso online, mas agora pude fazê-lo presencialmente. Foi muito gratificante, quero agradecer aos professores que ministraram", declarou.