Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Trabalhadores do campus Satuba recebem a 1ª dose da vacina contra a covid-19
conteúdo

Notícias

Trabalhadores do campus Satuba recebem a 1ª dose da vacina contra a covid-19

Ação conjunta entre campus e prefeitura contemplou servidores e contratados de 50 a 59 anos
por Adriana Cirqueira publicado: 27/05/2021 11h46, última modificação: 16/10/2023 10h59
Exibir carrossel de imagens Equipe responsável pela vacinação no campus: Mileide, Elzi e Jessica

Equipe responsável pela vacinação no campus: Mileide, Elzi e Jessica

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba recebeu nesta quinta-feira (27) uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde do município de Satuba para o início da vacinação contra a covid-19, para a imunização dos profissionais da Educação, seguindo o calendário estipulado pelo órgão municipal.

Servidoras/es e funcionárias/as das empresas contratadas do campus com idade entre 50 e 59 anos receberam a 1ª dose da  vacina Astrazeneca, imunizante contra o coronavírus. A campanha faz parte das ações de enfrentamento na área da educação, o que contribui para a efetividade da campanha geral de vacinação para o controle da pandemia de covid-19.

Ao recepcionar os profissionais da saúde do município, Valdemir Chaves, diretor-geral do campus, salientou que esta data, histórica para o Ifal Campus Satuba, só foi possível graças ao apoio e atuação da Prefeitura Municipal de Satuba, em especial da Secretaria de Saúde do município.

Valdemir reafirmou a importância da comunidade científica e do Sistema Único de Saúde (SUS) nas iniciativas voltadas ao enfrentamento dessa grave crise sanitária. “O SUS, mais uma vez, prova o seu inestimável valor na defesa da vida e da dignidade humana, bem como a Ciência também mostrou o seu papel vital para a humanidade. Quaisquer ações, de quem quer que seja, que não reconheçam esse papel fundamental devem ser combatidas com veemência. Viva a vida, viva o SUS, viva a Ciência! Continuemos mantendo os cuidados necessários para a preservar o que há de mais valioso no universo: que é Vida”, argumentou o diretor.

Imunização

As responsáveis pela vacinação no campus foram Mileide Barbosa e Elzi Santos, que estão na equipe de imunização contra a covid-19 desde o início da campanha. Mileide explicou que é uma tarefa gratificante mas também cansativa e estressante, principalmente por precisar ser realizada aos poucos. Elzi complementou afirmando que a secretaria já vacinou aproximadamente duas mil pessoas e que ainda não pode estimar a data da vacinação para as demais faixas etárias porque o município precisa aguardar o envio da vacina pelo Ministério da Saúde para atualizar o calendário.

Sr Edmilson (Primo), primeiro trabalhador vacinado no campus Os primeiros trabalhadores imunizados no campus foram Edmilson Godoi Mariano, de 56 anos, conhecido pelos colegas como "Primo", e José Ilton Reinaldo, 54 anos, que chegaram logo cedo ao Setor Médico do campus. Primo se mostrou muito emocionado e ponderou sobre a importância da vacinação no campus. "Essa vacina é muito importante para mantermos nossa saúde e podermos estar aqui mesmo no meu local de trabalho sendo vacinado me deixa ainda mais feliz e orgulhoso em trabalhar aqui", destacou. Já José Ilton espera que a vacinação seja logo ampliada e alcance toda a população: "Essa vacina é tudo de bom. É o que estávamos esperando para voltar a ter uma vida normal mais rapidamente". 

A equipe da secretaria de saúde retornará ao campus no dia 27 de agosto para a aplicação da segunda dose do imunizante. Mileide e Elzi esclareceram que os cuidados como uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social devem ser mantidos e que a imunização só estará completa com a segunda dose. "Mesmo após a segunda dose as medidas sanitárias devem ser mantidas pois a vacina protege a pessoa das formas mais agressivas da doença, diminuindo as chances de internação e morte, mas não impede o contágio e a transmissão do vírus'', reforça.

Jéssica Tenório, enfermeira do campus, ratificou a importância de receber a equipe de vacinação no campus para imunizar seus colaboradores. "Esta ação é motivo de alegria e alívio tanto para os que esperam ansiosamente pela vacina, quanto para nós da saúde e da administração do campus por saber que nossos colegas e amigos de trabalho estão se protegendo", festejou, sem deixar de advertir que ainda há um longo trabalho pela frente e não há motivos para relaxar as medidas de proteção e prevenção. "Continuaremos sem medir esforços e atentos para que todos sejam vacinados e constantemente recebam informações sobre saúde, vacinação em nossos canais de informação", asseverou a enfermeira.

Para mais informações sobre a covid-19 e as ações para seu enfrentamento no Ifal Campus Satuba, acompanhem o site e as mídias sociais do campus (Facebook e Instagram) e da Secretaria de Saúde o município de Satuba.