Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Conheça o curso de qualificação profissional em Informática

Conheça o curso de qualificação profissional em Informática

Campus Satuba oferece 32 vagas na modalidade EJA
por Adriana Cirqueira publicado: 28/05/2021 15h07, última modificação: 16/10/2023 10h59

Com o objetivo de formar o/a educando/a como pessoa humana para o pleno exercício da cidadania e possibilitar o prosseguimento dos estudos em nível médio unificado à qualificação profissional, garantindo a preparação para atuar qualificadamente no mercado de trabalho, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba continua com inscrições abertas, até 30 de maio, para os Cursos Integrados ao Ensino Médio com Qualificação Profissional na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

São 64 vagas no Processo Seletivo Simplificado, para o primeiro ingresso de 2021, nos cursos de Informática (32 vagas) e Processamento de Alimentos (32 vagas), para candidatos/as maiores de 18 anos que tenham concluído o Ensino Fundamental.

O formato do  Curso de Nível Médio Integrado com Qualificação em Informática na modalidade de Educação de Jovens e Adultos  (EJA-EPT) associa a Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional à modalidade EJA. Sua estrutura curricular contempla 1600 horas, sendo 1200 horas para o Núcleo Comum e 400 horas para a Qualificação Profissional.

A importância da informática nos dias atuais

O/A concluinte do curso de Informática será capaz de desenvolver as atividades básicas no uso da informática, tais como:

• utilizar ferramentas computacionais em seu dia-a-dia, de forma a estar inserido em atividades que exijam a utilização do computador;
  • reconhecer seus componentes, a fim de que estejam aptos a realizar procedimentos básicos de configuração;
  • estar apto a utilizar aplicativos de escritório (editor de textos, planilhas, apresentação de slides);
  • conhecer procedimentos básicos de segurança da informação e ferramentas de navegação pela internet.

O professor de Informática Ricardo Aguiar explica que a teoria e a prática apresentadas durante o curso oferecem ao aluno, além do domínio no uso do computador e todas as possibilidades que ele oferece, uma visão mais consciente da área e das possibilidades no mundo de trabalho. "No momento atual, de pandemia, o curso de qualificação em informática ganha ainda mais relevância, uma vez que a tecnologia está sendo a alternativa utilizada pela sociedade para o trabalho, comunicação e socialização", comenta o professor, reafirmando o papel dessa formação como um diferencial que permite uma visão tecnológica sobre o uso da máquina e suas ferramentas, se destacando na concorrência com outros profissionais na disputa de uma vaga no mercado de trabalho.

Experiências de vida

"São estudantes que nos ensinam a cada aula, afinal, suas histórias de vida são carregadas de conhecimentos. Para nós, resta fazer a mediação do conhecimento sistematizado com os conhecimentos que eles trazem", Sandra dos Santos, pedagoga.

Para Sandra dos Santos, pedagoga responsável pelo acompanhamento da EJA-EPT, os estudantes dessa modalidade trazem uma experiência de vida pessoal e profissional muito grande. "São estudantes que nos ensinam a cada aula, afinal, suas histórias de vida são carregadas de conhecimentos. Para nós, resta fazer a mediação do conhecimento sistematizado com os conhecimentos que eles trazem", analisa Sandra.

Sandra esclarece que uma questão bastante importante é o acolhimento desses alunos. "Mesmo sabendo tanto sobre a vida, se sentem inseguros e precisam ser motivados a acreditarem em si mesmos. Pois o fato de estarem recomeçando uma nova etapa, o Ensino Médio, às vezes após vários anos sem estudar, cria uma insegurança que precisa ser superada para que o estudante obtenha sucesso", pontua. Conforme ela explica, a estrutura do campus que, entre os recursos materiais e humanos, oferece o suporte da Assistência Estudantil, muito colabora para a superação dos obstáculos citados, auxiliando os estudantes que persistem a alcançar o sucesso acadêmico e também pessoal.

Para mais informações sobre a seleção EJA-EPT Ifal 2021, entre em contato com a coordenação da EJA-EPT através do e-mail institucional  ou pelo Whatsapp (82) 98160-6097.

Links importantes: