Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Conheça o curso de Agroindústria do Ifal Campus Satuba

Conheça o curso de Agroindústria do Ifal Campus Satuba

Concorra a uma das 72 vagas ofertadas e atue com ciência, tecnologia e inovação em uma área em constante crescimento
por Adriana Cirqueira publicado: 26/01/2021 11h56, última modificação: 16/10/2023 10h59

No Processo Seletivo 2021 o Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba está ofertando 288 vagas em seus cursos  de Agropecuária e Agroindústria. Cada curso tem suas particularidades e oferece diferentes possibilidades de atuação profissional. Assim, para facilitar o processo de escolha, apresentamos hoje algumas informações importantes sobre o Curso de Agroindústria.

O curso de Agroindústria ofertado pelo Ifal Campus Satuba é um curso técnico integrado ao médio com duração de 3 (três) anos em período integral com uma carga horária de 3.500 horas. O (a) concluinte aplica tecnologias voltadas à conservação e ao processamento das matérias-primas de origem animal e vegetal na panificação e confeitaria. Realiza a implantação, execução e avaliação de programas preventivos de segurança do trabalho, de gestão de resíduos, de diminuição do impacto ambiental e de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Realiza análises laboratoriais de alimentos. Desenvolve técnicas mercadológicas de produtos e insumos para a agroindústria e promove a inovação tecnológica. Poderá ter atuação em agroindústrias e indústrias de alimentos e bebidas; Laboratórios de análises de alimentos; Consultorias; Órgãos de fiscalização higiênico-sanitárias e Instituições de ensino e/ou de pesquisa.

Com a agroindústria, produtores rurais, pecuaristas e mesmo pequenos agricultores podem ganhar mais espaços nas relações produtivas, deixando de ser fornecedores de matérias-primas e atuando na indústria e no comércio local e regional, ao beneficiar os próprios produtos, vendendo-os com maior valor agregado e em cooperativas, a fim de diminuir custos de produção.

Atuando no beneficiamento e no processamento de matérias-primas provenientes da agropecuária, aquicultura ou silvicultura, e na transformação de produtos, a agroindústria promove maior integração do meio rural com a economia de mercado. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Embrapa), dados oficiais demonstram que a agroindústria tem participação de aproximadamente 6% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Além de gêneros alimentícios outros produtos agroindustriais regionais são o algodão e o couro destinados a roupas, e localmente os produtos ligados às produção sucroalcooleira.

Conforme o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a Região Metropolitana de Maceió representa uma importante fonte de absorção de mão de obra qualificada em Alagoas, possuindo um grande volume de indústrias instaladas atuando nas áreas de açúcar e álcool, processamento de leite e derivados, massas, café, frutas, carnes, sorveterias, além da fabricação de produtos de panificação e beneficiamento de produtos alimentícios. Para isso, essas indústrias necessitam de profissionais qualificados para executar funções voltadas ao controle de qualidade, processamento de matérias primas alimentares, gerenciamento de volume de produção etc. Logo, a formação de técnicos em Agroindústria se faz necessária ao desenvolvimento local, além de fornecer mão de obra qualificada para outras regiões e consecutivamente transformar a realidade econômica e social de jovens e adultos oriundos de diversos municípios alagoanos.

O ensino e a prática da agroindústria exigem um ambiente físico equipado e preparado onde um conjunto de atividades correlatas são realizadas de forma sistemática e conta com um corpo docente especializado, formado por mestres e doutores com experiência em ensino, pesquisa e extensão. As pesquisas realizadas no Ifal, entre outros objetivos, tem visado a melhoria da qualidade dos produtos agroindustriais, oferecendo possibilidades tecnológicas e inovadoras como, por exemplo, a biofortificação de alimentos, processo utilizado para aumentar o conteúdo nutricional.

Além dos espaços comuns como salas de aulas climatizadas, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva, refeitório, centro médico e odontológico, entre outros equipamentos e serviços, o curso oferece utiliza os Laboratório de Desenho, Laboratório de Microbiologia, Laboratório de Química, Laboratório de Biologia, Laboratório de Física, Laboratório de Agroindústria, Laboratório de físico química/microbiologia da agroindústria e Laboratório de Análise Sensorial. A carga horária total do Curso Técnico Integrado em Agroindústria é composta pela soma das disciplinas dos núcleos Básico, Integrador e Profissional, incluindo o mínimo de 200 (duzentas) horas de Prática Profissional e o Estágio Curricular Supervisionado obrigatório.

O acesso ao curso técnico de Agroindústria integrado ao ensino médio é realizado por meio de processo seletivo aberto ao público, a candidatos que tenham concluído a última etapa do ensino fundamental ou equivalente e, este ano, está sendo realizado por análise de histórico escolar em processo seletivo sem cobrança de taxa de inscrição.

As inscrições seguem até o dia 12 de fevereiro. Para se inscrever no Processo Seletivo Ifal 2021 clique aqui