Notícias
Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, a Olimpíada da Fiocruz
Promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) é um projeto que tem como objetivo estimular, em estudantes de escolas públicas e privadas de todo Brasil, o desejo de aprender, pesquisar, investigar e estimular a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no país.
Obsma é um projeto educacional, bienal, voltado para alunos e professores da educação básica, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (2º segmento) e do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e é dividida em três modalidades: Produção de Texto, Projeto de Ciências e Produção Audiovisual.
Para reafirmar seu comprometimento com a promoção da igualdade de gênero na ciência, a Obsma oferece o "Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã", que seleciona um trabalho ou projeto inscrito que tenha sido desenvolvido por alunas e professoras do gênero feminino.
A Obsma oferece, com o apoio da CNPq, oficinas pedagógicas em todo o país com objetivo de auxiliar na capacitação de professoras/es da educação básica para desenvolverem projetos em suas escolas. A Olimpíada já realizou em todo o Brasil mais de 50 Oficinas, sempre em parceria com instituições públicas locais. Mais informações podem ser obtidas no site da Obsma, por e-mail ou telefone (21) 3882-9291.
Também são oferecidas oficinas pedagógicas gratuitas online. A próxima será nos dias 9 e 10 de setembro, das 10h às 12h, e tem como tema "Divulgação científica: formas de combate ao negacionismo".
Inscrição para as Oficinas Pedagógicas
A Fiocruz
Vinculada ao Ministério da Saúde e localizada no estado do Rio de Janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma das mais destacadas instituições de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Ela tem como objetivos promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, e ser um agente da cidadania. No Brasil, a Fiocruz produz a vacina AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford.