Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Comissão de Meio Ambiente do Ifal Satuba inaugura nova sede

Comissão de Meio Ambiente do Ifal Satuba inaugura nova sede

O imóvel manterá ainda um acervo fotografico da Associação de Servidores

por Adriana Cirqueira publicado: 08/06/2016 12h43, última modificação: 16/10/2023 10h58

A nova sede da Comissão Permanente do Meio Ambiente do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba foi inaugurada na manhã desta terça-feira (8) com a presença de pró-reitores, diretores e ex-diretores, professores, servidores e alunos da instituição. O professor Carlos Guedes de Lacerda, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, representou o professor Sergio Teixeira Costa, reitor do Ifal.

José Walter Gomes Costa, em nome da Comissão, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do momento. “Enquanto nosso estado não tem mais mata intacta, a nossa escola tem a garantia da preservação de 50% de seus 154 hectares. Isso só é possível com o trabalho de todos aqui e com o apoio da gestão”, analisa. Walter destacou a atuação do servidor Gerson Praxedes, que vem organizando diversas visitas à reserva, chegando a receber mais de 1200 pessoas nos últimos meses.

Anselmo Lúcio, diretor geral do campus, destacou a presença de servidores do campus que estão atuando na Reitoria e fez uma retrospectiva lembrando que muitos deles passaram pela escola como alunos e depois como servidores. O professor Alonso Pereira, aposentado a poucos dias, foi homenageado e recebeu uma lembrança dos organizadores. O diretor discorreu sobre a contribuição do professor à instituição e agradeceu por seu trabalho desprendido e postura ética.

O professor Alonso agradeceu a homenagem e afirmou estar sempre disposto a contribuir com a instituição em que conviveu por toda a vida, desde os tempos de aluno. “Já me comprometi com a Comissão em produzir mudas e realizar o plantio de diversas plantas na reserva, para ajudar a atrair e manter diversas espécies de animais”, declarou Alonso.

Paralelamente, para marcar a data e em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, um grupo de alunos de um projeto de extensão ligado à Comissão, montou, em frente a sede, um pequeno estande para doação de mudas e produtos manufaturados na escola. Motoristas e pedestres receberam repelentes naturais a base de citronela, detergente e sabão ecológico ou mudas de nim, crotalária e citronela – plantas utilizadas no combate ao mosquito Aedes aegypti e outros insetos.

Após o descerramento da placa foi servido um café da manhã natural, com muitas frutas, milho, suco, queijo e água de coco. Estudantes e servidores se confraternizaram sob as árvores, animados por um tradicional trio de forró.

O casarão, situado as margens da rodovia BR-316, vizinho a reserva de Mata Atlântica, abrigará também um acervo de fotografias e outros documentos, que servirá como registro histórico da vida no campus e da atuação dos servidores da instituição, que será administrado pela Associação dos Servidores do Ifal Satuba.