Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Comissão organizadora divulga resultado dos Jogos Internos 2019
conteúdo

Notícias

Comissão organizadora divulga resultado dos Jogos Internos 2019

A edição deste ano contou com modalidades de quadra, campo e tabuleiro
publicado: 22/07/2019 10h59, última modificação: 16/10/2023 10h58

Por Vitória Magalhães, estagiária de Jornalismo

Comissão organizadora dos Jogos Internos 2019 do Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba divulga o resultado final e o pódio das modalidades disponíveis no torneio. A edição deste ano trouxe atividades esportivas divididas em módulos, contemplando os discentes do ensino médio-técnico, graduandos, Proeja e servidores. 

Com o objetivo de promover a inclusão e propor a democratização esportiva, os Jogos Internos deste ano trouxeram diversas categorias envolvendo raciocínio, trabalho em grupo, exercício físico e diversão. A novidade da edição foi a introdução dos esportes de tabuleiro e o Queimado. 

Para o coordenador de Esportes e Lazer do Campus Satuba, Elias Feitosa, a iniciativa possibilitou a manutenção da interatividade entre os envolvidos, tendo em vista a quantidade significativa de alunos inscritos. “Sem dúvida, os jogos atuam como instrumento de integração para todos os participantes, e mostram, sobretudo, a importância da ajuda mútua e do senso de coletividade que devemos implantar em nosso cotidiano”, afirmou.

Outro ponto de destaque foi a participação dos servidores na competição, indicando que é possível envolver os professores, técnicos-administrativos e prestadores de serviços em atividades educacionais e desportivas organizadas pela instituição. O técnico em Eletrotécnica do campus, Tarcísio Lima, contou que esta é sua terceira participação nas atividades e que gostou da experiência. “Os jogos possibilitaram a integração de alunos e servidores através de práticas esportivas, isso é importante”, declarou.

Inclusão e integração

De acordo com o professor de Educação Física Ulisses Pereira a inclusão dos jogos de tabuleiro surtiram resultados positivos no evento. “A participação nessas modalidades foi satisfatória, obtivemos números expressivos com as turmas. Observei que alunos que não possuem tanta habilidade nos esportes de quadra quiseram participar, eles se sentiram valorizados e isso foi ótimo”, ressaltou. 

A  formação de equipes mistas, no Queimado promoveu união e diversão para os alunos. Cada grupo era composto por turmas variadas, contemplando meninos e meninas para atuarem juntos na disputa. “Em um contexto geral, o jogos foram excelentes e as atividades fluíram bem. Os alunos gostaram, pois é uma atividade que eles esperam muito em todos os anos”, concluiu.

Resultado

Os vencedores desta edição, no futebol masculino, módulo I, foram os alunos do 2º ano C do curso médio-técnico em Agropecuária. No módulo II, o Proeja ficou com o ouro no futebol e no futsal. Os discentes do 3º ano A do curso médio-técnico em Agropecuária saíram vitoriosos no Futsal, no módulo I. Já no handebol, os rapazes do 2º ano B do curso médio-técnico em Agropecuária fecharam a disputa em 1º lugar do módulo I. 

O time feminino de futsal composto por alunas do 1º ano B, 2º C e 3º ano B do curso médio-técnico em Agropecuária conquistou a medalha dourada. No entanto, no handebol feminino, o destaque fica para o time formado pelas turmas do 2º ano B e 2º ano D de Agropecuária. 

Os jogos de tabuleiro, além de estimular o raciocínio e a diversão, produziram um novo quadro de medalhas no Campus. Venceram respectivamente no ouro, prata e bronze, no xadrez: Arthur Elyon, Wesley Cesar e Allan Breno; na dama: Carlos Eduardo, José Jadson e Wesley Cesar; no dominó: as duplas Ewerton Leite e Wanderson, Wesley Cesar e Renato e Jardiel e Levi.