Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Comissão finaliza trabalhos do Educacenso 2019

Comissão finaliza trabalhos do Educacenso 2019

por Adriana Cirqueira publicado: 01/08/2019 16h03, última modificação: 16/10/2023 10h58
Genilda e Adriano, membros da comissão responsável pelo Educacenso 2019 no Campus Satuba

Com o objetivo de coletar informações atualizadas sobre o sistema educacional brasileiro, o Educacenso é realizado anualmente. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/Mec), o censo escolar reúne diversas informações sobre as escolas brasileiras em uma única plataforma. Escolas municipais, estaduais e federais, públicas e particulares, preenchem, obrigatoriamente, nas planilhas do Educacenso, os dados educacionais referentes às escolas, aos alunos e ao corpo docente.

Realizado através da internet, pelo Educacenso é possível conhecer informações sobre cada estudante, professor, turma e escola do país e, a partir dos dados obtidos, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição dos diversos recursos para as redes públicas, como alimentação, transporte escolar e livros didáticos, por exemplo.

No Ifal Campus Satuba, os servidores Genilda Castro de Omena Neta, técnica de laboratório, Adriano Aderne Pastor Cruz, técnico de tecnologia da informação e Manuela Coelho Omena, assistente de alunos, foram responsáveis pela coleta e lançamento dos dados locais no Educacenso 2019. Com o suporte da Procuradoria educacional do Ifal através de contatos com o servidor Carlos Fabiano, da Reitoria, a comissão,  instituída pela Portaria Nº 52/DG, de 14 de maio de 2019, finalizou o trabalho nesta segunda-feira (29).

De acordo com Genilda, “os membros da comissão foram muito proativos e empenhados nas ações a fim de concluir o Censo Escolar dentro do prazo - 29 de maio à 31 de julho de 2019”, pontuou a presidente da comissão, salientando que as orientações quanto aos procedimentos e ações a serem executadas, recebidas da procuradoria educacional do Ifal, foram essenciais ao bom andamento dos trabalhos.

A presidente informou que, embora a comissão tenha inserido os dados dos discentes com bastante antecedência, só conseguiu realizar o fechamento no último dia do prazo, pois alguns estudantes tinham vínculos ativos em outras escolas. “Dentre as  dificuldades encontradas durante o cadastro do Censo Escolar deste ano, uma delas foi o alinhamento dos dados disponíveis no Sigaa e a demanda do Censo Escolar”, observou Genilda, explicando que, como algumas informações não constavam na matrícula, foi necessário o suporte das assistentes de alunos que, através de formulários, realizaram levantamentos em todas as turmas.

A servidora salientou que o espírito de cooperação garantiu que o trabalho pudesse ter sido realizado dentro do prazo e de forma satisfatória. “A Comissão do Educacenso 2019 agradece a todos os servidores e terceirizados que colaboraram direta ou indiretamente com o fechamento do Censo Escolar 2019”, finalizou.