Notícias
Começa o II Ciclo de Palestras Étnico-raciais do Ifal Campus Satuba
Com o tema "De Dandara à Marielle: 130 anos de liberdade?” o II Ciclo de Palestras Étnico-Raciais do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba começou nesta segunda-feira (21), marcando a passagem do Dia da Consciência Negra. Com o tema relacionado à assinatura há 130 anos do documento que libertou oficialmente os negros da escravidão no Brasil associado à memória de Dandara e Mariele.
O coreógrafo Diego Bernardes fez a abertura do evento com uma performance de dança afro-brasileira. Coordenador da Cia de Teatro e Dança Afro Aiê Orum, Diego trabalho com arte e cultura há 13 anos e consireda muito importantes ações como esse ciclo para a visibilidade da cultura afro-brasileira. " Participar é ocupar espaços de fala e levar esse tipo de apresentação cultural para dentro de uma instituição federal de ensino é muito importante", afirmou o artista que oferece aulas de teatro e dança psra jovens de 16 a 29 anos, gratuitamente, no Complexo do Teatro Deodoro.
No período da manhã aconteceu a palestra dos professores Roberval Santos da Silva do Ifal Campus Satuba e de Luiz Costa, do Ifal Campus Maceió, com o tema “130 anos de abolição”. A tarde segue a programação com minicursos e diversas outras atividades.