Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Com aulas teóricas e práticas os mini-cursos movimentaram diversas áreas do campus

por Adriana Cirqueira publicado: 18/10/2018 08h28, última modificação: 16/10/2023 10h58

A programação do primeiro dia da 8ª Semana Agrotécnológica prosseguiu no período da tarde com mais duas palestras e sete mini-cursos. No auditório do campus, as palestras da tarde foram “Desenvolvimento Rural no Nordeste”, sob responsabilidade da gerência de negócios do Banco do Nordeste do Brasil, seguida pela palestra do engenheiro agrônomo Thiago Silver Lira sobre “Tópicos Sobre Projetos de Investimento Rural”.

Das 13h30min às 17h30min, distribuídos nas salas de aulas, no Casarão e na Fruticultura, aconteceram os sete mini-cursos: Cálculos Básicos de Aplicação de Agrotóxicos por Sistemas Tratorizados de Comando Manual; Noções de Apicultura e Processamento de Mel Puro; Tecnologias Aplicadas à Produção de Graviola; Alimentos Concentrados em Dietas para Ruminantes; Produção Vegetativa de Mudas; Agricultura Sintrópica e Topografia com Drone. Alguns deles tiveram uma parte prática nas áreas externas do campus, conforme as especificidades das temáticas.

O mini-curso "Noções de Apicultura e Processamento de Mel Puro" foi ministrado por Matus Da Silva Nascimento, Técnico em Agroecologia e Apicultor. Após a aula expositiva em sala de aula, o instrutor, alunos e servidores da área foram ao campo para aplicar os conhecimentos e técnicas discutidas na parte teórica do curso. Para o estudante do 3º ano B de Agropecuária, Jotahi Rodrigues Ferreira Pino, monitor da disciplina, o curso foi bastante esclarecedor. "Pudemos nos aperfeiçoar mais e aprender na prática o manejo e as formas de processamento do mel", afirmou Jotahi.

Oferecido pelos professores Tassyano Feitosa e Francisco Rafael, o mini-curso "Topografia com Drone", apresentou o uso dos drones para coletar informações do terreno - uma evolução tecnológica da ciência chamada fotogrametria. Segundo Rafael, as principais mudanças que ocorreram com a chegada dos drones foram a diminuição dos custos, logística e facilidade na operação. O mini curso foi realizado com uma hora de aula teórica de três horas de aula prática. Na aula teórica foi apresentada a contextualização e embasamento científico do uso de drones e, na aula prática o planejamento de voo, o levantamento aéreo (topográfico, coleta de imagens para índices de vegetação e levantamento tridimensional),  processamento de imagens, e interpretação e aplicação dos dados.