Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ciência, tecnologia, agricultura e mercado de trabalho marcam o 3º dia da Semana Agrotecnológica

por Adriana Cirqueira publicado: 20/10/2017 22h15, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Equipes das maquetes do Casarão e da Capela sendo avaliadas pelo professor Adriano

Nesta sexta-feira (20), a Semana Agrotecnologica manteve sua programação de palestras, minicursos e feiras envolvendo mais de 300 participantes entre alunos, servidores e convidados.

A palestra da manhã foi apresentada pelo engenheiro agrônomo Hibernon Cavalcante, da Secretaria de Estado da Agricultura do Estado de Alagoas (Seagri), e tratou da "Inserção de Alagoas no Agronegócio de Grãos". Hibernon apresentou o cenário do agronegócio em Alagoas e demonstrou que existe espaço e, inclusive, a necessidade de diversificação das culturas. O palestrante destacou também a importância da função social da terra desde que seja bem utilizada.

Para Jana Kelly, veterinária do campus, o conhecimento nessa área contribui bastante para a formação técnica. "A palestra foi excelente! Hibernon mostrou a importância de o produtor entender as exigências do mercado. Ótima oportunidade para inserção dos técnicos formados no Campus Satuba", acrescentou Jana.

As palestras da tarde foram proferidas pela zootecnista Efetiva Assessoria/Alagoas, Marília Ferro, que explanou sobre "Extensão Rural na Prática" e pelo professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Jorge Luiz Xavier Lins Cunha. O doutor em Fitotecnia é ex aluno da escola, formado em 1979 e, por várias vezes durante a palestra, falou sobre estar palestrando em sua antiga escola.

Agrônomo formado pela Ufal, Jorge fez mestrado em Produção Vegetal e proteção de plantas e Doutorado em Fitotecnia. "Pra mim é uma satisfação imensa hoje me encontrar ensinando um pouco do que aprendi. Estou emocionado em estar aqui e ver que a escola continua produzindo bons técnicos e que conta com professores doutores de elevado nível - entre colegas meus contemporâneos, pessoas dedicadas a educação e a ciência" afirma o professor.

XX Feira de Ciência e Tecnologia - Fecit

As equipes continuaram as apresentações foram avaliadas por três examinadores em cinco quesitos: Caráter científico ou tecnológico; Conteúdo abordado; Domínio do conteúdo pelos componentes; Fluência verbal dos componentes e Organização do estande e recursos utilizados. Além da nota na atividade, os participantes receberão certificados de participação como expositores, podendo ter ainda pontuação nas médias do 3° bimestre.

Segundo Rubem Ramos da Rocha, professor de Zootecnia responsável pelo resgate da Feira de Ciência e Tecnologia (Fecit) e sua inclusão na programação da Semana Agrotecnológica, essa é a XX Fecit, que, historicamente foi um evento anual e que, por diversos motivos, teve sua última edição em 2011. "Para os alunos é uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos e habilidades adquirido em sala de aula. Aqui eles são os protagonistas das atividades desenvolvidas e ligadas diretamente às suas áreas, principalmente em uma instituição de ensino técnico e tecnológico como o Ifal Campus Satuba", analisa o professor.

Marylya Dionísio de Barros, 15 anos, aluna do 1º ano C de Agro pecuária foi uma das expositoras dos projetos "Maquete Capela de São José" e "Maquete do Casarão". "Viemos falar sobre a construção de dois prédios históricos do nosso Instituto. Nosso objetivo é a preservação do patrimônio que temos. Nas representações usamos cortes e escalas 1/50, que quer dizer que os prédios são 50 vezes maior que as maquetes", explicou.

Adriano Araújo, professor de Matemática do campus, foi um dos avaliadores da XX Fecit. Para o professor o nível dos trabalhos foi bom e os alunos desenvolveram projetos interessantes. Entre as equipes avaliadas pelo professor estavam as duas equipes que desenvolveram as maquetes. "O resgate histórico é sempre importante e vocês também farão parte dessa história", disse aos alunos após a apresentação.

Feira de Empreendedorismo

Orientados pelo professor Francisco Rafael, os alunos dos 3º anos dos cursos de Agropecuária e Agroindústria, participam da Feira de Empreendedorismo, um projeto da disciplina "Gestão e Planejamento Agropecuário". Rafael explica que o projeto da Feira surgiu na disciplina "Gestão de Planejamento Agropecuário"  que leciona para os 3os anos. "A disciplina visa despertar nos alunos a cultura do empreendedorismo de maneira que possam unir o conhecimento das disciplinas ao longo do curso vivenciando de forma real desde o planejamento até a comercialização dos produtos agropecuários", explica Rafael.

Durante a Feira foram apresentadas vinte equipes, envolvendo aproximadamente 110 alunos. A equipes "empresas" deste segundo dia de Feira foram: Cactu's plantas ornamentais, Adubamix, Manejo em Avicultura, FrutMudas, Era Green, HortAgro, Lótus Consultoria em jardinagem e Paisagismo, Mundo Verde, Aurora Tropical e SWE Mudas.

De acordo com a estudante de Agropecuária Lucelia Maria Santos da Silva, apresentou a "empresa"  Five Mudas como produtora de mudas frutíferas que comercializa mudas feitas a partir de sementes e de "estarquia". Além das mudas, as empreendedoras também produzem "bonsais".

O servidor do campus, Bruno Rocha, foi um dos avaliadores da Feira de Empreendedorismo. Administrador, Bruno classifica a Five Mudas como uma empresa que escolheu um nicho onde a concorrência é grande. "O interessante desse grupo é a variedade de mudas em seu portfólio. A apresentação loral também é adequada e o grupo apresentou o plano de negócio, o que demonstra que foi bem organizado", argumenta Bruno.

A Semana Agrotecnológica termina amanhã com o Dia de Campo.